Preparem-se, fãs de jogos retro e emulação! A GPD acabou de lançar a sua nova versão do Win Mini, e parece ser o melhor handheld para correr aqueles clássicos dos anos 90 e 2000.
O que é que traz de novo? Vamos descobrir!
Processador AMD Ryzen para poder extra
Esqueçam os processadores Intel do modelo antigo. O novo Win Mini vem com AMD Ryzen série 8000.
É aqui que a performance extra entra em cena — estes processadores têm até 8 núcleos Zen4. Podes escolher entre o Ryzen 7 8840U ou o Ryzen 5 8640U, e ambos são bastante rápidos para todos os teus jogos.
A inclusão da tecnologia AMD XDNA AI-core promete ainda um potencial aumento de desempenho adicional.
Um ecrã que impressiona
O novo ecrã do Win Mini é um sonho! Agora tens um painel LTPS de 7-polegadas com resolução 1080p — é nítido e perfeito para aqueles detalhes.
E fica melhor: este ecrã chega aos 120Hz com suporte FreeSync Premium e Variable Refresh Rate, o que é ótimo para jogos mais fluídos. E para completar, tem ainda cobertura Gorilla Glass 6.
Adeus, porta eGPU: olá USB4
O Win Mini 2024 tem uma mudança que pode ser controversa. A porta OCuLink foi removida, e agora não podes conectar uma gráfica externa. Em compensação, tens ligações USB4, embora a velocidade possa ser menor.
PlayStation 3 em boa velocidade?
Uma das promessas da GPD é um grande salto na velocidade de emulação dos jogos da PlayStation 3. O objetivo? Correr muitos títulos a 60 FPS.
Isto graças, em parte, às instruções AVX-512 suportadas pelo novo processador. Se tens uma coleção PS3 a que queres aceder de forma portátil, este pode ser o aparelho ideal.
Preço e lançamento
A GPD vai lançar o Win Mini 2024 numa campanha de crowdfunding. Espera-se que os preços comecem por volta de $879 (cerca de €825) para a versão base com Ryzen 7 8840U, 32GB de RAM, e opções de 512GB ou 2TB de armazenamento.
Pronto para reviver os clássicos de forma portátil? O Win Mini 2024 parece ser uma fantástica opção!
Deixa um comentário