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A indústria automóvel está prestes a dar um salto significativo com o desenvolvimento de motores nas rodas para veículos elétricos.
A tecnologia, apresentada na CES 2025 pela Donut Lab, pode reduzir custos de produção em 50% e oferecer níveis de potência sem precedentes.
Como funciona esta nova tecnologia que promete mudar tudo?
Os motores nas rodas eliminam a necessidade de transmissão tradicional e veios de transmissão, componentes que normalmente causam perdas de energia nos veículos elétricos atuais.
A Donut Lab, uma subsidiária da Verge Motorcycles, desenvolveu um motor que pesa apenas 40 kg e pode gerar até 845 cavalos de potência por unidade.
Esta configuração permite que um veículo equipado com quatro motores atinja uma potência combinada superior a 3.300 cavalos, embora os fabricantes provavelmente optem por configurações mais moderadas para uso quotidiano.
Porque esta inovação é importante para o teu próximo carro elétrico?
A principal vantagem desta tecnologia está na redução significativa dos custos de fabrico. A Donut Lab conseguiu extrair desempenho superior utilizando menos materiais ativos, o que pode tornar os veículos elétricos mais acessíveis para o consumidor final.
Além disso, a tecnologia oferece maior flexibilidade aos designers e engenheiros para criar novos layouts de veículos, já que não precisam de acomodar os componentes tradicionais da transmissão.
Grandes fabricantes já apostam nesta tecnologia
A BMW anunciou uma parceria com a DeepDrive para desenvolver motores nas rodas que possam ser produzidos em massa. A Hyundai também está a trabalhar na sua própria versão, chamada “Uni Wheel”, desde 2023.
A Elaphe Propulsion Technologies, outra empresa presente na CES 2025, apresentou o seu motor Sonic 1, capaz de desenvolver 268 cavalos de potência. A empresa demonstrou a tecnologia num conceito da Italdesign que combina características de pick-up e SUV.
Quando poderás ter esta tecnologia no teu carro?
Apesar do entusiasmo, os especialistas indicam que os primeiros veículos de produção com esta tecnologia não devem chegar ao mercado antes de 2030. Este período será necessário para aperfeiçoar a tecnologia e estabelecer cadeias de produção adequadas.
O tempo também será utilizado para resolver questões relacionadas com a massa não suspensa — peso que não é suportado pela suspensão do veículo — embora a Donut Lab afirme que os seus motores são suficientemente leves para tornar esta preocupação irrelevante.
O impacto no futuro da mobilidade elétrica
Esta tecnologia representa um avanço significativo para a indústria automóvel elétrica. Com motores mais eficientes, leves e económicos, os fabricantes poderão oferecer veículos com maior autonomia e desempenho a preços mais competitivos.
A capacidade de controlar individualmente cada roda também abre possibilidades interessantes para sistemas de tração e estabilidade mais avançados, contribuindo para veículos mais seguros e com melhor comportamento dinâmico.
Pontos Principais:
- Donut Lab apresentou motores nas rodas mais leves e potentes
- A tecnologia pode gerar até 845cv por motor
- Redução de 50% nos custos de fabricação
- BMW e Hyundai também desenvolvem tecnologias similares
- Implementação prevista para 2030
- Benefícios incluem maior eficiência e flexibilidade no design
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