O ano é novo, mas o dilema é antigo: qual é o melhor smartphone para games? Android ou iOS? Ambas as opções contam com adeptos fieis; há quem só use um ou outro. Juntos, eles dominam 99,1% das vendas de smartphones no país. Se fosse por uma mera questão de mercado, o Android ganha de lavada, já que domina 86% do mercado nacional, contra apenas 12,9% preferindo a maçã mordida. O sistema Windows praticamente nem conta, com menos de 1% do mercado.
Porém, essa métrica não faria justiça às qualidades de um e de outro. Entenda o que cada um tem a oferecer para o público gamer.
Duelo de titãs
Quem hoje assiste à competição entre a Samsung e a Apple, talvez se esqueça que as empresas já foram parceiras. Lá em 2005 ainda, especialistas da Samsung apresentaram para Steve Jobs uma memória muito superior à da época, a “flash NAND.” Mais leve e eficiente, era exatamente o que Jobs procurava.
A empresa sul-coreana passou a fornecê-la com exclusividade para a Apple, até que se tornou a sua concorrente. Em conjunto com o Google, a Samsung lançou os primeiros modelos Android em 2009. E foi assim que a guerra começou. Desde então, a corrida por inovações dá a tónica da rivalidade e não apenas a Samsung, mas diversas outras marcas decidiram apostar no novo sistema operativo do Google.
Há quem prefira celulares Apple por sua segurança e ecossistema integrado. Por outro lado, os defensores do Android adoram as suas possibilidades de personalização, enquanto o iOS é bem mais restritivo. Outra vantagem ainda pesa em favor do sistema do Google: a variedade de modelos Android é muito maior, assim como a margem de preços.
De fato, a disparidade de preços é grande entre modelos novos. Um modelo Android de última geração, como o Samsung S24, tem preço comparável a modelos Apple lançados em 2021. Ou seja, o preço de um Samsung novo é quase equivalente ao preço de um iPhone antigo. Cabe lembrar que a Apple mantém os seus modelos atualizados por muito mais tempo. Isso se reflete no valor de mercado até mesmo dos modelos mais antigos.
Entretanto, smartphones Android possuem uma vantagem crucial para os amantes dos games. Além de possuir uma variedade maior de aplicativos disponíveis, o utilizador pode também baixar apps de fontes externas, algo impossível no sistema iOS. Isso significa que o app daquele desenvolvedor que produz diversos slots online provavelmente estará disponível para Android, de uma forma ou de outra.
Jogos de última geração
Quando o assunto é jogo, a Apple sem dúvida tem algumas cartas na manga. Modelos de ponta, como o iPhone 15 Pro Max, possuem configurações que permitem carregar um jogo até duas vezes mais rápido. Esta vantagem é compensada por uma capacidade de armazenamento consideravelmente maior dos celulares Android equivalentes. Entretanto, para quem curte serviços de streaming de jogos (como GeForce Now e Xbox Cloud, dentre outros), o sistema do Google ganha de lavada.
Através destas plataformas, é possível jogar jogos de ponta, mesmo que as configurações do aparelho não sejam tão avançadas. Ou seja, o utilizador não precisa gastar muito para se divertir com franquias tipo Cyberpunk 2077 e Elden Ring. Através de um iPhone, só é possível acessar estes serviços por web apps, enquanto o concorrente possui uma ampla gama de apps nativos para escolher.
Vantagem competitiva
Todo gamer sabe o quanto algumas horas de jogo podem drenar completamente uma bateria. Smartphones com baterias mais duráveis são sempre melhores. Neste contexto, os modelos Samsung mais modernos ganham mais uma vez. Embora modelos como iPhone 15 Pro Max otimize a utilização de energia, a sua bateria não é comparável à do monstro de 5.000 mAh montado no Samsung S23.
Modelos Samsung também saem na frente quando o assunto é qualidade de áudio, com Qualcomm aptX Adaptive e earbuds Bluetooth de baixíssima latência e separação de estéreo mais ampla. Além disso, uma série de títulos populares, como PUBG Mobile, Diablo Immortal e Apex Legends Mobile, foram lançados primeiro para Android; uma tendência que deve permanecer.
Muito Além da Samsung
Embora a Samsung seja uma das principais rivais da Apple, não é a única companhia produzindo smartphones Android de ponta, o que em parte explica porque o sistema operativo do Google domina o mercado. Celulares como o Google Pixel 9, OnePlus 12 e Motorola Razr Plus possuem características similares aos últimos modelos Samsung, como Galaxy S23 e S24. Os valores variam bastante, podendo ficar acima ou abaixo do modelo de ponta da Apple.
Rodada final
Quando se trata de comparar aparelhos de ponta, a decisão depende de pequenos detalhes e preferências pessoais. Para utilizadores que preferem jogar em plataformas de streaming e ter liberdade para instalar o que bem entender no seu aparelho, sem dúvida, o sistema Android passa na frente. Além disso, a maior capacidade de armazenamento pode ser um fator fundamental para quem gosta de baixar jogos pesados e ter uma coleção de títulos mais ampla.
Deixa um comentário