Lembras-te da recente mudança de nome da aplicação “Bard” do Google para “Gemini”? E do anúncio de uma versão mais potente deste assistente inteligente (“Gemini Advanced”)?
Boas notícias! O lançamento internacional avançou ainda mais rápido do que previsto, com muitos utilizadores já a reportar acesso, incluindo na Europa.
Como é que os utilizadores já podem usar o Gemini?
A ativação automática parece já estar a acontecer nos dispositivos Pixel nas regiões abrangidas (incluindo na Alemanha), tornando o Gemini a opção standard para o botão de assistente virtual.
Contudo, muitos utilizadores apressaram-se a instalar o APK via APKMirror, confirmando também o funcionamento através deste método. A Índia parece ser outro dos países contemplados nesta primeira vaga de lançamentos.
Uma expansão discreta por parte da Google
Ao contrário do que seria expectável, esta abertura a novos mercados tem-se verificado de forma silenciosa, sem nenhuma notificação explícita ou comunicado.
Alguns utilizadores relatam dificuldades em visualizar o acesso ao Gemini através do separador habitual do Google Assistant, pelo que parece estarem a ocorrer lançamentos faseados por áreas geográficas.
Ainda em fase experimental, mas a mostrar todo o seu potencial
É importante frisar que a Google continua a classificar o Gemini como “um assistente de inteligência artificial experimental”.
Não esperes encontrar ainda todas as funcionalidades do tradicional Google Assistant, como a gestão de compromissos ou lembretes.
Mas com atualizações constantes e expansão do serviço, espera-se que em breve possa substituir em pleno o “velhinho” Assistant.
E Portugal?
É altamente provável que o nosso país entre numa próxima fase da distribuição do Gemini, uma vez que se situa no espaço europeu.
Ainda assim, nada impede que tentes instalar manualmente o APK disponível (de fontes fidedignas!), mesmo que de início existam algumas limitações ou restrições nas opções disponíveis.
Fica atento às próximas atualizações! O Google Gemini promete transformar a forma como interagimos com os nossos smartphones e com as tarefas do dia a dia.
Deixa um comentário