Sabias que o TikTok está a mudar a forma como os criadores de conteúdo ganham dinheiro?
A nova aposta chama-se “Programa Recompensas para Criadores” e, a partir de agora, só podes receber pelos teus vídeos se eles tiverem mais de um minuto de duração.
Parece que o TikTok resolveu apostar em conteúdo mais longo, uma mudança controversa e que poderá ter um grande impacto na plataforma. Mas porque está a acontecer esta transição agora?
Apostar em mais publicidade
A verdade é que vídeos mais compridos dão ao TikTok mais oportunidade para incluir anúncios. E com mais anúncios, é possível ganhar mais dinheiro e, assim, dar aos criadores uma fatia maior do bolo.
O TikTok diz que, com o programa de testes que lançou no ano passado, os ganhos dos criadores aumentaram bastante. Alguns criadores com muitos fãs conseguiram receber milhares, e até dezenas de milhares, de euros por mês.
É uma reviravolta, tendo em conta as muitas críticas que o anterior programa recebia por pagar muito pouco!
Será que isto vai mesmo resultar?
Claro que há um risco: os utilizadores do TikTok já demonstraram que não adoram ver vídeos muito compridos. Muitos até confessam que têm tendência para dobrar a velocidade de reprodução.
Para contrariar isto, o TikTok espera que o potencial de lucro motive os criadores a investir em produções mais elaboradas e interessantes, que consigam prender a nossa atenção.
E não é só isso. O TikTok também permite agora que os criadores cobrem subscrições aos seus maiores fãs, dando-lhes acesso a conteúdos e benefícios exclusivos.
É mais uma forma de os criadores fortalecerem a sua comunidade… e ganharem algum dinheiro.
Deixa um comentário