Android 15: Estabilização de imagem avançada chega a apps de terceiros

Lê o resumo

Lê o artigo completo

A câmara do teu smartphone Android poderá em breve tornar-se muito mais poderosa, especialmente nas mãos de apps criadas por terceiros.

O Android 15 deve introduzir uma novidade há muito desejada: uma extensão “Eyes Free” que permite estabilização de vídeo de alto nível mesmo fora da app de câmara nativa.

Android 15 Camâra

Olhar fixo, imagem suave

Já usaste uma app como o Snapchat ou o Instagram para gravar vídeo e acabaste com resultado tremido? Isto poderá finalmente mudar.

A extensão “Eyes Free” permitiria a estas apps estabilizar vídeos de forma inteligente, fixando-se numa região ou objeto à tua escolha. Tremores e movimentos bruscos seriam suavizados, resultando numa experiência de visualização superior.

Benefício para todos… quase

É importante referir que, apesar de poderosas, as extensões da API Camera2 do Android dependem dos fabricantes de telefones para serem implementadas. Caso o teu modelo não receba uma versão otimizada da “Eyes Free”, felizmente estarás salvaguardado.

O Android 15 terá provavelmente uma implementação de software base desta extensão. Embora possa ser menos eficiente, será um melhoramento significativo para câmara de terceiros em muitos dispositivos.

Image 5

O vídeo no Android fica mais profissional

O Android tem vindo a aproximar-se do iOS no que toca a qualidade de vídeo. Esta extensão é mais um passo nesse caminho, dando a criadores de conteúdo que usam apps de terceiros ferramentas importantes para a produção de vídeos cativantes e com qualidade profissional.

Pontos principais:

  • O Android 15 poderá adicionar uma nova extensão Camera2 designada "Eyes Free".
  • Esta extensão visa a estabilização avançada de vídeo, permitindo bloquear uma região ou objeto de interesse.
  • Apps de terceiros poderão aproveitar esta extensão, melhorando a qualidade dos seus vídeos sem implementarem o algoritmo por completo.
  • Os fabricantes de telefones terão, ainda assim, a opção de implementar versões mais otimizadas desta extensão.
  • Caso um fabricante não adicione a extensão, o Android 15 deverá ter uma solução de software, garantindo alguma estabilização em apps de terceiros.
Vitor Urbano
Amante de tecnologia, desporto, música e muito mais coisas que não cabem em 24 horas. Fundador do AndroidBlog em 2011 e autor no Techenet desde 2012.