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O protótipo XB-1 da Boom Supersonic, empresa que pretende revolucionar as viagens aéreas com aviões supersónicos comerciais, realizou com sucesso o seu primeiro voo no dia 22 de março de 2024.
Este voo histórico marca um passo importante no regresso dos voos supersónicos, que estavam ausentes desde a retirada do icónico Concorde em 2003.
O voo inaugural do XB-1, que durou cerca de 15 minutos, decorreu no Mojave Air and Space Port, na Califórnia, e foi pilotado por Bill “Doc” Shoemaker. Apesar de ter sido um voo curto e sem grandes manobras, este marco representa o culminar de anos de trabalho e desenvolvimento da Boom Supersonic.
“Este é um momento incrível para a Boom e para toda a indústria da aviação”, afirmou Blake Scholl, CEO da Boom Supersonic. “O voo inaugural do XB-1 demonstra que o regresso dos voos supersónicos comerciais é uma realidade.”
O XB-1 é um jato supersônico com capacidade para dois pilotos e que pode atingir velocidades de Mach 2.2, ou seja, mais de duas vezes a velocidade do som.
A Boom Supersonic espera que os testes subsequentes do XB-1 demonstrem as capacidades do avião e validem as tecnologias inovadoras que foram desenvolvidas para o projeto.
Futuro da aviação supersónica
A Boom Supersonic projeta lançar uma versão maior do XB-1, denominada Overture, com capacidade para 80 passageiros.
A empresa espera que o Overture esteja pronto para voar em 2027 e que possa oferecer voos comerciais supersónicos entre as principais cidades do mundo.
A promessa de reduzir drasticamente o tempo de voo entre destinos longínquos, como Roma e Nova Iorque (de 8 para 4 horas e 45 minutos), tem gerado grande interesse por parte de companhias aéreas e potenciais clientes.
A United Airlines já encomendou 15 aviões Overture, com a opção de comprar mais 35.
O regresso dos voos supersónicos comerciais está a gerar grande expectativa na indústria da aviação. A Boom Supersonic não é a única empresa a trabalhar nesta área, com outras startups como a Aerion Supersonic e a Spike Aerospace também a desenvolverem projetos de aviões supersónicos.
Ainda há muitos desafios a serem superados antes que os voos supersónicos comerciais se tornem uma realidade generalizada.
Questões como o impacto ambiental, o custo dos bilhetes e as regulamentações de segurança ainda precisam ser cuidadosamente analisadas.
No entanto, o voo inaugural do XB-1 da Boom Supersonic é um sinal claro de que o futuro da aviação pode ser supersónico.
Pontos principais:
- O protótipo XB-1 da Boom Supersonic realizou o seu primeiro voo com sucesso.
- O voo inaugural decorreu no Mojave Air and Space Port, na Califórnia.
- A Boom espera lançar uma versão maior do avião, com capacidade para 80 passageiros, em 2027.
- Essa versão teria a capacidade de reduzir o tempo de voo entre Roma e Nova Iorque para apenas 4 horas e 45 minutos.
Resumo:
O protótipo XB-1 da Boom Supersonic, empresa que ambiciona trazer de volta os voos supersónicos comerciais, realizou com sucesso o seu primeiro voo no dia 22 de março de 2024. O voo inaugural decorreu no Mojave Air and Space Port, na Califórnia, e foi pilotado por Bill "Doc" Shoemaker. Embora este primeiro voo tenha sido curto e sem grandes aventuras, a Boom espera que os testes subsequentes demonstrem as capacidades do XB-1. A empresa projeta lançar uma versão maior do avião, com capacidade para 80 passageiros, em 2027. Essa versão teria a capacidade de reduzir o tempo de voo entre Roma e Nova Iorque para apenas 4 horas e 45 minutos.