Epic Processa Samsung e Google por Bloqueio de Instalação de Aplicações

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A Epic Games, criadora do popular jogo Fortnite, iniciou um processo judicial contra a Samsung e a Google devido a uma nova funcionalidade controversa nos smartphones Galaxy mais recentes.

Esta ação legal coloca em evidência as tensões crescentes no ecossistema Android relativamente à distribuição de aplicações.

Auto Blocker: A Funcionalidade no Centro da Polémica

A Samsung introduziu recentemente o “Auto Blocker” com a atualização One UI 6.1.1, baseada no Android 14. Esta funcionalidade, ativada por predefinição nos novos modelos Galaxy Z Fold 6 e Galaxy Z Flip 6, impede a instalação de aplicações fora da Google Play Store e da Galaxy Store da Samsung.

Anteriormente opcional, o Auto Blocker tornou-se uma configuração padrão, dificultando significativamente o processo de instalação de aplicações de fontes externas, também conhecido como “sideloading”.

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As Alegações da Epic Games

A Epic Games argumenta que esta mudança resulta de uma colaboração entre a Samsung e a Google para limitar a competição na distribuição de aplicações.

A empresa alega que o Auto Blocker foi deliberadamente concebido para contornar decisões judiciais anteriores relativas às práticas da Google no mercado de aplicações Android.

De acordo com a Epic, os utilizadores enfrentam agora um processo complexo de 21 passos para instalar aplicações de fontes alternativas.

Este procedimento inclui múltiplos avisos de segurança e ecrãs de confirmação, criando uma barreira significativa para quem pretende utilizar lojas de aplicações que não sejam a Google Play ou a Galaxy Store.

Implicações para o Ecossistema Android

Esta situação levanta questões importantes sobre o controlo do ecossistema Android e a liberdade dos utilizadores para escolherem as suas fontes de aplicações.

Embora a Samsung e a Google argumentem que estas medidas visam melhorar a segurança dos dispositivos, críticos como a Epic Games veem-nas como táticas anti-competitivas.

A decisão de ativar o Auto Blocker por predefinição nos novos modelos Galaxy representa uma mudança significativa na abordagem da Samsung à instalação de aplicações.

Esta alteração afeta diretamente empresas como a Epic Games, que dependem da capacidade de distribuir as suas aplicações fora das lojas oficiais.

O Futuro da Distribuição de Aplicações no Android

Este processo judicial poderá ter implicações de longo alcance para o futuro da distribuição de aplicações no ecossistema Android. Se a Epic Games for bem-sucedida, poderemos assistir a mudanças significativas nas políticas de instalação de aplicações tanto da Samsung como da Google.

Por outro lado, se a funcionalidade Auto Blocker for mantida, poderá estabelecer um precedente para outros fabricantes de smartphones Android, potencialmente limitando ainda mais as opções de instalação de aplicações para os utilizadores.

Um Debate em Evolução

A ação legal da Epic Games contra a Samsung e a Google destaca o delicado equilíbrio entre segurança e abertura no ecossistema Android.

À medida que o caso se desenrola, será crucial observar como os tribunais interpretarão estas práticas e qual será o impacto nas futuras versões do Android e nas políticas dos fabricantes de smartphones.

Este caso representa mais um capítulo na longa batalha da Epic Games contra o que considera serem práticas monopolistas no mercado de aplicações móveis.

O resultado poderá moldar significativamente o futuro da distribuição de aplicações e a liberdade dos utilizadores no ecossistema Android.

Pontos Principais:

  • A Epic Games processa a Samsung e a Google devido à funcionalidade Auto Blocker no One UI 6.1.1.
  • O Auto Blocker bloqueia a instalação de aplicações fora da Google Play e Galaxy Store.
  • A funcionalidade está ativada por predefinição nos novos modelos Galaxy Z Fold 6 e Flip 6.
  • A Epic alega que isto resulta de uma colaboração para limitar a competição na distribuição de aplicações.
  • O processo de instalação de aplicações de fontes alternativas tornou-se significativamente mais complexo.
  • Este caso poderá ter implicações importantes para o futuro da distribuição de aplicações no Android.

Amante de tecnologia, desporto, música e muito mais coisas que não cabem em 24 horas. Fundador do AndroidBlog em 2011 e autor no Techenet desde 2012.