Ex-Presidente do Twitter processa X por milhões em ações não pagas

Lê o resumo

Lê o artigo completo

Omid Kordestani, que ocupou o cargo de presidente executivo do Twitter entre 2015 e 2020 e permaneceu no conselho até a aquisição da empresa por Elon Musk em 2022, está a processar a X por 20 milhões de dólares em ações que, segundo ele, a empresa se recusa a pagar.

Kordestani entrou com a ação na sexta-feira num tribunal superior da Califórnia.

Lembro-me bem da época em que Musk comprou o Twitter. A mudança de nome para X foi só a ponta do iceberg. Na altura, muitos se perguntavam o que aconteceria com os executivos e funcionários da antiga gestão. Parece que algumas dessas questões ainda estão a ser resolvidas nos tribunais.

O acordo que não foi cumprido

Segundo o processo, Kordestani deixou um emprego bem remunerado no Google para se juntar ao Twitter, que lhe ofereceu um salário “significativamente menor” de apenas 50.000 dólares, mas adoçou o negócio com opções de ações, unidades de ações restritas baseadas em desempenho e unidades de ações restritas.

Estes — no valor de 20,112,000 dólares — deveriam ter sido pagos quando Musk adquiriu o Twitter e substituiu o conselho, mas a X não o fez, conforme o processo.

“A X Corp. tem em vista colher os benefícios dos sete anos de serviço do Sr. Kordestani ao Twitter sem lhe pagar por isso, apesar da linguagem contratual clara que exige que a X Corp. o faça”, diz o processo.

Uma onda de processos

Vários processos foram movidos na sequência da aquisição do Twitter por Musk, por funcionários que alegam não terem sido pagos adequadamente após terem sido despedidos ou demitidos.

Ex-executivos do Twitter processaram Musk e a X no início deste ano, alegando que foram demitidos “sem motivo” e que lhes são devidos milhões de dólares em indemnizações por despedimento não pagas.

O último processo diz que “o Sr. Kordestani é um dos muitos ex-funcionários do Twitter cuja compensação foi indevidamente retida pela X Corp. após a compra da Empresa por Elon Musk em outubro de 2022”.

Esta situação levanta questões importantes sobre os direitos dos trabalhadores e a forma como as empresas lidam com as suas obrigações contratuais, especialmente em momentos de grandes mudanças e aquisições.

Para não perderes pitada das últimas novidades, segue o AndroidBlog no “X” (Twitter), ou junta-te ao nosso grupo no WhatsApp ou no Telegram 👈🏻

Pontos principais:

  • Omid Kordestani, ex-presidente executivo do Twitter, está a processar a X (antigo Twitter) por 20 milhões de dólares em ações que ele alega não terem sido pagas.
  • Kordestani deixou um emprego bem remunerado no Google para se juntar ao Twitter, aceitando um salário menor em troca de ações da empresa.
  • O processo alega que a X se recusa a pagar as ações de Kordestani, apesar de serem devidas após a aquisição da empresa por Elon Musk.
  • Este é mais um de vários processos movidos por ex-funcionários do Twitter que alegam não terem sido pagos adequadamente após a aquisição da empresa por Musk.
Amante de tecnologia, desporto, música e muito mais coisas que não cabem em 24 horas. Fundador do AndroidBlog em 2011 e autor no Techenet desde 2012.