Se costumas usar o Facebook Messenger no teu smartphone Android para enviar e receber mensagens SMS, temos uma notícia que te pode interessar. A empresa Meta, anteriormente conhecida como Facebook, anunciou recentemente que vai remover esta funcionalidade da sua aplicação.
Um recurso útil que chega ao fim
Esta opção, que permite a integração de mensagens SMS na aplicação, foi adicionada em 2016. Com ela, a Meta pretendia que o Messenger fosse a tua única solução para todas as necessidades de mensagens. Assim, não precisavas de alternar entre várias aplicações para comunicar, fosse através das mensagens do próprio Messenger ou das tradicionais SMS.
Mas esta visão terminará em 28 de setembro. A partir desta data, o Messenger deixará de suportar SMS. No entanto, isto não significa que percas as tuas mensagens. Se não mudares a tua aplicação de SMS padrão até lá, o teu smartphone deverá automaticamente escolher a aplicação de mensagens com que veio de fábrica.
Porquê esta mudança?
Existem algumas teorias sobre o motivo desta decisão. Uma delas é que a Meta está a tentar reduzir custos. Nos últimos anos, a empresa tem feito vários cortes, incluindo redução de pessoal e modificação de alguns dos seus serviços. Dado que muitos utilizadores nem sabiam da existência desta função, é possível que a Meta não estivesse a ver um retorno do seu investimento na integração das SMS.
Outra possibilidade é que a empresa esteja a planear reinventar esta funcionalidade. De facto, a opção de mensagens SMS já foi adicionada e removida anteriormente. Estreou em 2012, foi retirada em 2013 e reintroduzida em 2016 com algumas melhorias. Por isso, talvez possamos esperar novidades após este novo encerramento. Por agora, resta-nos aguardar um anúncio oficial sobre os planos da Meta para este serviço.
Se estás à procura de uma nova aplicação de mensagens encriptada para o teu Android em 2023, existem várias opções disponíveis. Não te esqueças de verificar as funcionalidades de cada uma para garantir que corresponde às tuas necessidades.
Deixa um comentário