O Google Pixel 8 está a dar que falar, e desta vez, é por uma razão que poderá tornar a tua vida mais fácil. Uma nova funcionalidade que está a ser explorada poderá permitir que respondas a notificações apenas com a tua voz. Vamos explorar como isto poderá funcionar e o que significa para os utilizadores do Pixel.
A possibilidade de responder a mensagens sem usar as mãos não é algo completamente novo, mas a forma como o Google está a planear implementar esta funcionalidade no Pixel 8 é certamente inovadora. A ideia é tornar o processo mais fluído e conversacional, semelhante ao que já acontece no Android Auto.
Uma nova forma de comunicação
A funcionalidade foi descoberta por Mishaal Rahman, um especialista em Android, que encontrou planos para uma resposta ativada por voz a notificações no código Android. A ideia é usar o Google Assistant para ditar o que queres dizer, sem que o Assistant te pergunte primeiro se queres responder.
O processo seria assim:
- Recebes uma notificação no teu smartphone
- Dizes “Hey Google, reply” ou simplesmente “reply” em certas condições
- O Assistant pede-te para ditar a tua mensagem e depois envia-a
Quando e como será implementado?
Ainda não está claro se esta funcionalidade será lançada com o Google Pixel 8 ou se virá mais tarde, numa atualização futura. Também é possível que esta opção venha a ser disponibilizada em outros modelos Pixel, já que não parece requerer hardware específico do Pixel 8.
Hoje em dia, a forma mais próxima de fazer isto seria receber uma mensagem, lê-la e depois dizer “Hey Google, send message to [nome do contacto]” e compor a tua mensagem a partir daí. Esta nova abordagem seria muito mais simples e conversacional.
Conclusão
Esta potencial funcionalidade do Google Pixel 8 é mais um passo na direção de tornar a tecnologia mais acessível e fácil de usar. A capacidade de responder a notificações apenas com a voz poderá ser útil em várias situações, como quando estás a conduzir ou quando as tuas mãos estão ocupadas.
Ainda teremos de esperar para ver como e quando esta funcionalidade será implementada, mas é certamente algo a ter em conta para os futuros utilizadores do Pixel.
1 Comentário