Lynk & Co Z10: O Sedan Elétrico de Luxo que Chega para Abanar o Mercado Chinês

Lê o resumo

Lê o artigo completo

A Lynk & Co, marca reconhecida pelas suas conquistas no WTCR, acaba de abrir as pré-reservas para o seu primeiro sedan totalmente elétrico, o Z10.

Este lançamento representa um passo importante na transição da marca para a mobilidade elétrica, com o Z10 a ser oferecido em cinco versões, com preços a partir de 30.100 USD.

Z10: Performance e Autonomia de Longo Alcance

Construído na mesma plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture) que o Zeekr 001, o Z10 oferece configurações de 400V e 800V, ambas alimentadas por baterias de lítio ferro fosfato (LFP) que garantem autonomias impressionantes.

lynk & co z10 (2)

O modelo de entrada, com um motor traseiro de 200 kW e uma bateria de 71 kWh, oferece uma autonomia CLTC de 602 quilómetros. As versões superiores possuem uma bateria de 95 kWh, com os modelos topo de gama a ostentar uma autonomia CLTC de 806 quilómetros.

O Z10 topo de gama, com a sua configuração de motor duplo (310 kW traseiro e 270 kW dianteiro), acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos e pode adicionar 573 quilómetros de autonomia em somente 15 minutos, graças ao seu sistema de carregamento rápido de 800V.

Design Elegante e Aerodinâmico

O Z10 apresenta um design elegante e aerodinâmico, com destaque para as luzes diurnas de LED divididas na dianteira e uma faixa de luz LED contínua na traseira, integrada com os principais faróis.

A silhueta coupé do sedan, definida pela linha de tejadilho inclinada e pela linha de cintura ascendente, contribui para um baixo coeficiente de arrasto de apenas 0,198 Cd.

lynk & co z10

Com 5028 mm de comprimento, 1966 mm de largura e 1468 mm de altura, o Z10 posiciona-se firmemente na categoria de sedans médios a grandes, com uma distância entre eixos de 3005 mm.

Interior Luxuoso e Tecnológico

O interior do Z10 oferece um ambiente luxuoso e tecnologicamente avançado. O habitáculo conta com um painel de instrumentos digital estreito de 12,3 polegadas, um ecrã multimédia flutuante de 15,4 polegadas e um volante multifunções de dois raios.

O conforto é priorizado, com bancos revestidos a couro que oferecem funções de aquecimento, ventilação e massagem para os passageiros dianteiros e traseiros.

Os audiófilos vão apreciar o sistema de som Harman Kardon, que inclui 23 altifalantes e um amplificador de 1600W, aprimorado pela tecnologia de som panorâmico WANOS.

Concorrência e Lançamento

Preparado para competir com modelos populares como o Zeekr 001, o BYD Han EV e o Xiaomi MS11, o Lynk & Co Z10 está pronto para causar uma forte impressão no mercado de veículos elétricos em rápido crescimento na China.

Com a sua combinação de performance, tecnologia e luxo, o Z10 deverá atrair um público com grande conhecimento tecnológico quando for oficialmente lançado a 5 de setembro.

Pessoalmente, acho que a Lynk & Co está a dar um passo ousado com o Z10. A combinação de um design apelativo, tecnologia de ponta e um preço competitivo poderá ser a receita perfeita para o sucesso.

Resta saber se o Z10 conseguirá conquistar o coração dos consumidores chineses e enfrentar a forte concorrência neste segmento.

Pontos Principais:

  • Lynk & Co Z10: O primeiro sedan totalmente elétrico da Lynk & Co, com pré-reservas abertas e lançamento oficial a 5 de setembro.
  • Preço: A partir de 30.100 USD, com um pacote de benefícios no valor de 3.900 USD para quem fizer a pré-reserva.
  • Plataforma: Construído na plataforma SEA, a mesma do Zeekr 001.
  • Bateria e Autonomia: Configurações de 400V e 800V com baterias LFP, oferecendo autonomias entre 602 e 806 quilómetros (CLTC).
  • Performance: O modelo topo de gama acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e carrega 573 quilómetros de autonomia em 15 minutos.
  • Design: Silhueta coupé com baixo coeficiente de arrasto (0,198 Cd).
  • Interior: Ambiente luxuoso e tecnológico, com destaque para o sistema de som Harman Kardon com 23 altifalantes.
  • Concorrência: O Z10 irá competir com modelos como o Zeekr 001, BYD Han EV e Xiaomi MS11.
Amante de tecnologia, desporto, música e muito mais coisas que não cabem em 24 horas. Fundador do AndroidBlog em 2011 e autor no Techenet desde 2012.