Lê o resumo
Lê o artigo completo
A Nokia, gigante das telecomunicações, deu um passo audacioso em direção ao futuro das comunicações ao realizar a primeira chamada telefónica com áudio espacial através de uma rede móvel.
Esta inovação utiliza o codec IVAS (Immersive Video and Audio Services), parte do emergente padrão 5G Advanced, e promete revolucionar a forma como experienciamos as chamadas telefónicas.
Áudio espacial: Mergulha numa nova dimensão sonora
Já alguma vez te sentiste completamente imerso numa música, com a sensação de que os sons vinham de todas as direções?
Ou quem sabe, ao ver um filme, sentiste que estavas no centro da ação, com cada som a transportar-te para dentro da cena? Se a resposta for sim, então já experimentaste o poder do áudio espacial.
Este tipo de som multidirecional engana o nosso cérebro, fazendo-o pensar que o som está a vir de uma determinada direção.
É uma tecnologia que já usamos em músicas, filmes e jogos, e que agora a Nokia quer trazer para as nossas chamadas telefónicas.
Um novo padrão para uma nova era da comunicação
A incorporação do codec IVAS no padrão 3GPP (3rd Generation Partnership Project) significa que, em breve, todos os telemóveis, independentemente da rede, poderão utilizar áudio espacial em chamadas de voz e vídeo. E isto, meus amigos, é muito mais do que um simples truque tecnológico.
Imaginem as possibilidades: câmaras de segurança com áudio que nos permitem identificar a direção exata de um som suspeito, dispositivos de jogos portáteis com uma experiência sonora ainda mais imersiva, ou até mesmo videoconferências onde podemos sentir a presença dos participantes como se estivéssemos todos na mesma sala.
Um futuro imersivo ao nosso alcance
Confesso que, tal como o Jerry Hildenbrand do Android Central, não estou a saltar de alegria com a ideia de chamadas telefónicas imersivas.
Afinal, será que preciso mesmo de saber de que lado da rua vem o autocarro quando alguém me liga? Ou será que os meus colegas de trabalho precisam de saber em que ombro está o meu papagaio?
Mas, tal como ele, reconheço o potencial desta tecnologia para impulsionar a inovação em diversas áreas.
Afinal, quanto mais ferramentas tecnológicas tivermos à nossa disposição, mais coisas incríveis poderemos criar. E eu, por exemplo, estou ansioso para ver o que as empresas de tecnologia vão inventar com o áudio espacial.
Em suma, a Nokia abriu as portas para um futuro onde as chamadas telefónicas serão mais imersivas e realistas do que nunca.
E embora ainda estejamos a dar os primeiros passos nesta nova era da comunicação, uma coisa é certa: o futuro do áudio espacial é promissor e cheio de possibilidades.
Pontos Principais:
- Chamadas com Áudio Espacial em breve: Nokia realizou a primeira chamada telefónica com áudio espacial através de uma rede móvel, utilizando o codec IVAS, parte do padrão 5G Advanced.
- O que é Áudio Espacial: O áudio espacial é um som multidirecional que permite ao nosso cérebro identificar a direção de onde o som vem, como já experimentamos em músicas, filmes e jogos.
- Porquê é Importante: A implementação do codec IVAS no padrão 3GPP permitirá que todos os telemóveis em todas as redes utilizem áudio espacial em chamadas de voz e vídeo, abrindo portas para novas aplicações e experiências imersivas em diversos dispositivos, como câmaras de segurança e dispositivos de jogos portáteis.