Se a sigla GTI te diz alguma coisa, prepara-te para uma dose de nostalgia misturada com a tecnologia do futuro. Seis anos depois do seu desaparecimento, a Peugeot escolheu o palco mítico das 24 Horas de Le Mans para anunciar o regresso de um dos seus emblemas mais icónicos. E fê-lo com uma surpresa que promete agitar o mercado: o novo Peugeot E-208 GTI é o primeiro desportivo da linhagem a ser 100% elétrico.
A marca francesa não se limitou a colocar um motor elétrico num 208. O objetivo foi claro: criar um carro que não só honrasse a herança dos seus antepassados, como o lendário 205 GTI, mas que também se afirmasse como o GTI com o arranque mais rápido na história da Peugeot. A tarefa não era fácil, mas os pormenores revelados mostram que a ambição é grande e os ingredientes para o sucesso parecem estar todos reunidos.
O GTI mais rápido de sempre tem um coração elétrico
Para dar vida a este novo desportivo elétrico, a Peugeot recorreu à plataforma e-CMP do grupo Stellantis, uma base partilhada com outros modelos conhecidos, como o Fiat 600e e o Alfa Romeo Junior. Não é, por isso, de estranhar que o coração do E-208 GTI seja o mesmo das versões mais potentes dos seus “primos” italiano, nomeadamente o Abarth 600e Scorpionissima e o Alfa Romeo Junior Veloce.
No entanto, a Peugeot parece ter guardado um trunfo na manga. O motor elétrico, montado na dianteira, debita uns impressionantes 280 cavalos de potência e 345 Nm de binário. A marca francesa afinou a receita para garantir uma pequena vantagem em performance, prometendo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos. Este número não só é mais rápido que os 5,9 segundos do Abarth e do Alfa, como estabelece um novo recorde interno, tornando este o GTI com a aceleração mais fulminante de sempre da Peugeot.
Em termos de aspetos práticos, a marca anuncia uma autonomia de 350 quilómetros com uma única carga da bateria. As velocidades de carregamento são competentes para o segmento, com a Peugeot a indicar que é possível carregar a bateria de 20% a 80% em “menos de” 30 minutos.
Um design moderno que respira a alma do 205 GTI
A Peugeot sabe que a alma de um GTI não vive apenas de números e performance. Vive da atitude, da estética e da ligação emocional ao passado. Por isso, o design do novo E-208 GTI é uma autêntica carta de amor ao seu antepassado mais famoso, o 205 GTI. O novo modelo exibe uma postura muito mais agressiva e musculada, conseguida através de uma suspensão rebaixada em 30 mm e de vias mais largas, que cresceram 56 mm à frente e 27 mm atrás.
Homenagens no exterior
As referências ao clássico dos anos 80 são evidentes por todo o lado. As jantes de 18 polegadas foram desenhadas para recriar o estilo icónico das que equipavam o 205 GTI 1.9. O logótipo GTI, colocado no pilar C, tem um grafismo a vermelho que imita o do seu antecessor. A cor vermelha, aliás, é usada como um fio condutor, surgindo em destaque nos guarda-lamas, na grelha frontal, nos faróis e, claro, nas imponentes pinças de travão de quatro pistões que mordem discos de 355 mm.
Um interior para os nostálgicos
A celebração do legado continua no habitáculo. O ambiente é dominado por detalhes a vermelho, desde a iluminação ambiente e os ecrãs digitais (que vêm pré-configurados neste tom) até aos tapetes, cintos de segurança e às costuras do painel de instrumentos. Os bancos desportivos são, talvez, a homenagem mais explícita, com uma faixa central que remete para os bancos em pele e tecido do 205 GTI 1.9 e um padrão em malha que pisca o olho às versões 1.6.
Para garantir que a experiência de condução está à altura do nome, a Peugeot equipou o E-208 GTI com molas e amortecedores afinados, uma nova barra estabilizadora traseira, uma direção assistida com uma resposta mais apurada e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, próprios para utilização em pista. O novo Peugeot E-208 GTI deverá chegar ao mercado ainda este ano, com um preço estimado a rondar os 43 mil euros.
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