Lê o resumo
Lê o artigo completo
Tu que tens um tablet Android em casa, prepara-te, pois em breve poderás ter widgets diretamente no ecrã de bloqueio do teu dispositivo.
Se já usas Android há algum tempo, talvez te lembres desta funcionalidade, que existia em versões mais antigas do sistema operativo da Google.
Como era antigamente, e o que pode mudar
Antes da versão 5.0 do Android, era possível adicionar widgets ao ecrã de bloqueio. Podias escolher qualquer widget, e colocá-lo num carrossel de opções junto a outras informações úteis. No entanto, a Google acabou por remover esta funcionalidade em 2014.
Agora, parece que a empresa se prepara para trazer os widgets de volta. Aparentemente, a Google está a desenvolver um novo espaço no ecrã de bloqueio que te dará acesso a um novo seletor de widgets para adicionares diretamente a esse ecrã.
Esta funcionalidade está, contudo, numa fase muito preliminar e existem ainda bastantes problemas por resolver.
Será que isto afetará o meu smartphone?
É pouco provável. O trabalho em curso indica que a funcionalidade ficará limitada a dispositivos de ecrã grande, mais concretamente a tablets em “Hub Mode” para uso com docks.
Isto significa que, pelo menos para já, só dispositivos como a Google Pixel Tablet é que poderão usufruir desta novidade.
Uma ótima razão para aguardar pelo Android 15
O estado ainda embrionário desta funcionalidade indica que a mesma não chegará com o Android 14, tornando bastante provável a sua introdução apenas com o Android 15.
Depois do lançamento relativamente discreto do Android 14 no que a novas funcionalidades diz respeito, esta é sem dúvida uma excelente razão para ficares entusiasmado com o próximo grande lançamento do sistema operativo.
Pontos principais:
- A Google pode estar a reviver os widgets do ecrã de bloqueio no Android.
- Esta funcionalidade esteve em tempos disponível no Android, mas foi abandonada no Android 5.0.
- A nova implementação poderá estar limitada a tablets ou dispositivos de ecrã grande.
- A funcionalidade encontra-se num estado inicial de desenvolvimento e não estará pronta em breve.
- O Android 15 é um provável alvo para a introdução desta função.