Tesla Model S e X com nova câmara frontal, mas a carteira vai notar

A Tesla decidiu dar um novo fôlego aos seus modelos de topo, o Model S e o Model X. A mais recente atualização traz consigo uma novidade muito aguardada, estreada no Cybertruck, mas também um ajuste de preços que não passará despercebido. Se estavas a pensar adquirir um dos veículos mais emblemáticos da marca de Elon Musk, há novas variáveis a ter em conta na equação.

As mudanças, à primeira vista, podem parecer subtis, mas escondem detalhes importantes que prometem melhorar a experiência de condução e utilização no dia a dia. Vamos mergulhar em tudo o que mudou.

A tão esperada visão frontal

A grande estrela desta atualização é, sem dúvida, a introdução de uma câmara frontal, discretamente instalada no para-choques. Esta adição não é um mero capricho estético. A própria Tesla admite que este novo “olho” desempenha um papel crucial no aperfeiçoamento de funcionalidades essenciais.

Com a remoção dos sensores ultrassónicos nos seus veículos, a marca passou a depender exclusivamente da visão computacional (Tesla Vision) para tarefas como o estacionamento. A ausência de uma câmara dianteira era uma limitação evidente, especialmente em manobras de precisão em espaços apertados. Agora, estacionar de frente torna-se uma tarefa muito mais simples e segura, com uma visão clara dos obstáculos.

Além disso, esta câmara é fundamental para o futuro do Autopilot e do “Actually Smart Summon”, a função que permite chamar o carro até ti. Com mais dados visuais, o sistema pode tomar decisões mais informadas, aumentando a sua fiabilidade e desempenho. Esta atualização alinha finalmente o Model S e o Model X com o Cybertruck, deixando o Model 3 como o único modelo da gama atual sem esta funcionalidade — algo que, previsivelmente, deverá ser corrigido numa futura atualização.

tesla model s atualização

Mais do que os olhos podem ver (e o bolso pode sentir)

A câmara frontal pode ser a protagonista, mas as novidades não ficam por aqui. A Tesla aproveitou para fazer outros ajustes, embora tenha trazido consigo um aumento de 5.000 dólares nos preços base nos Estados Unidos. O Model S AWD começa agora nos 84.990 dólares, enquanto o Model X AWD parte dos 89.990 dólares. As versões Plaid, de performance extrema, também viram os seus preços ajustados.

Entre as melhorias, encontramos:

  • Uma nova cor: O “Frost Blue” junta-se à paleta de opções, embora exija um investimento extra de 2.500 dólares.
  • Conforto acústico: O habitáculo foi otimizado para ser mais silencioso, proporcionando viagens mais tranquilas.
  • Luz ambiente dinâmica: Um toque de sofisticação que permite personalizar a atmosfera interior.
  • Pequenos ajustes de design: Foram feitas pequenas alterações para melhorar a aerodinâmica e a estabilidade a alta velocidade.

Curiosamente, e em contradição com a busca por maior estabilidade, a Tesla reduziu a velocidade máxima do Model S Plaid de uns impressionantes 320 km/h para 282 km/h. Uma decisão que levanta questões, mas que pode estar relacionada com a otimização do conjunto de pneus e travões de série.

Ganhos práticos e algumas despedidas

No campo da autonomia, o Model S Long Range sai a ganhar. Com as jantes de 19 polegadas, consegue agora percorrer até 660 quilómetros com uma única carga, um ligeiro aumento que é sempre bem-vindo. Já o Model X foca-se no espaço, oferecendo mais conforto para os passageiros da terceira fila e uma bagageira mais generosa. No entanto, esta melhoria tem um custo no peso, com um aumento de 84 kg face ao modelo anterior.

Outra mudança significativa diz respeito ao polémico volante “yoke”. O volante retangular, que dividiu opiniões, deixa de ser o equipamento de série nos modelos base, passando a estar disponível como um extra de mil dólares nas versões Plaid. Esta alteração indica que a Tesla ouviu o feedback dos seus utilizadores, que preferiam a segurança e familiaridade de um volante tradicional.

Ficaram de fora algumas das inovações mais esperadas, como a tecnologia “steer-by-wire” ou a arquitetura eletrónica de 48 volts, já presentes no Cybertruck. Parece que estas tecnologias mais profundas terão de esperar pela próxima grande geração de veículos, com a Tesla a optar, para já, por uma atualização mais contida e focada em melhorias funcionais imediatas. Esta atualização solidifica a posição do Model S e X como os porta-estandartes da marca, agora mais inteligentes e confortáveis, mas também mais caros.

Amante de tecnologia, desporto, música e muito mais coisas que não cabem em 24 horas. Fundador do AndroidBlog em 2011 e autor no Techenet desde 2012.