Tesla Sai a Ganhar com Redução de Tarifas da UE para Carros Elétricos Chineses

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A Tesla é a grande vencedora da decisão da Comissão Europeia de reduzir as taxas alfandegárias propostas para veículos elétricos fabricados na China.

A gigante americana pagará a taxa mais baixa, de apenas 9%, após a empresa de Elon Musk ter solicitado uma investigação separada sobre o nível de subsídios que recebeu do governo chinês.

Mudança de Rumos nas Tarifas Europeias

Na terça-feira, o secretariado da União Europeia anunciou uma revisão das suas taxas provisórias, com uma taxa máxima de 36,3% para empresas que incluem a estatal SAIC.

Esta taxa foi reduzida da proposta inicial de 37,4% após consultas com os fabricantes de automóveis.

As novas taxas ainda representam um aumento considerável para a maioria das empresas que fabricam veículos elétricos na China. A taxa de importação anterior era de 10% para todos.

tesla byd ue

Tesla se Destaca na Corrida Elétrica

A Tesla não foi incluída na amostra de três empresas chinesas na qual a tarifa média ponderada se baseou, o que lhe garantiu a taxa mais baixa.

Os veículos elétricos fabricados pela BYD, a empresa com maior número de vendas de veículos elétricos a bateria do mundo, enfrentarão uma taxa de 17% em vez de 17,4%. Para os veículos elétricos fabricados pela Geely, a taxa caiu de 20% para 19,3%.

Reação da China e Próximos Passos

O Ministério do Comércio chinês reagiu com fúria, afirmando que “tomará todas as medidas necessárias para defender resolutamente os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas”.

A China contestou as conclusões da investigação da UE, que se tornou um obstáculo persistente nas relações entre os dois blocos.

A proposta definitiva será votada pelos 27 Estados-membros da UE em outubro, antes de ser transformada em lei por cinco anos.

A proposta só pode ser revertida se a maioria dos países votar contra as taxas. Numa votação indicativa realizada em julho, apenas quatro países votaram contra.

O Jogo das Negociações Continua

A Comissão Europeia tem estado em conversações técnicas com Pequim e diz que ainda está aberta a um acordo.

No entanto, nos bastidores, as expectativas de um acordo são baixas, com funcionários da UE a apontarem para a incapacidade da China de sequer reconhecer que existe um problema com os subsídios.

A redução das taxas veio após consultas com os fabricantes de automóveis. Em alguns casos, a BYD, a Geely e a SAIC Motor conseguiram provar que certas coisas que a comissão pensava serem subsídios eram transações entre empresas.

Noutros casos, foram encontrados erros técnicos nos cálculos da comissão, levando a pequenos ajustes na taxa.

Um Futuro Elétrico com Desafios

A decisão da UE de reduzir as tarifas para carros elétricos chineses, especialmente para a Tesla, marca um novo capítulo na corrida global pela eletrificação do setor automóvel.

No entanto, as tensões comerciais entre a UE e a China continuam a pairar sobre o futuro deste mercado em rápido crescimento.

Pontos Principais:

  • A Tesla se beneficia da redução das tarifas da UE para veículos elétricos fabricados na China, pagando a taxa mais baixa de 9%.
  • A Comissão Europeia reviu as taxas provisórias, com uma taxa máxima de 36,3% para empresas que incluem a estatal SAIC.
  • As novas taxas ainda representam um aumento considerável para a maioria das empresas que fabricam veículos elétricos na China.
  • A China reagiu com fúria à decisão da UE, ameaçando tomar medidas para defender os interesses das suas empresas.
  • A proposta definitiva será votada pelos 27 Estados-membros da UE em outubro.
  • A Comissão Europeia mantém-se aberta a um acordo com a China, mas as expectativas são baixas.
Amante de tecnologia, desporto, música e muito mais coisas que não cabem em 24 horas. Fundador do AndroidBlog em 2011 e autor no Techenet desde 2012.