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A Tesla é a grande vencedora da decisão da Comissão Europeia de reduzir as taxas alfandegárias propostas para veículos elétricos fabricados na China.
A gigante americana pagará a taxa mais baixa, de apenas 9%, após a empresa de Elon Musk ter solicitado uma investigação separada sobre o nível de subsídios que recebeu do governo chinês.
Mudança de Rumos nas Tarifas Europeias
Na terça-feira, o secretariado da União Europeia anunciou uma revisão das suas taxas provisórias, com uma taxa máxima de 36,3% para empresas que incluem a estatal SAIC.
Esta taxa foi reduzida da proposta inicial de 37,4% após consultas com os fabricantes de automóveis.
As novas taxas ainda representam um aumento considerável para a maioria das empresas que fabricam veículos elétricos na China. A taxa de importação anterior era de 10% para todos.
Tesla se Destaca na Corrida Elétrica
A Tesla não foi incluída na amostra de três empresas chinesas na qual a tarifa média ponderada se baseou, o que lhe garantiu a taxa mais baixa.
Os veículos elétricos fabricados pela BYD, a empresa com maior número de vendas de veículos elétricos a bateria do mundo, enfrentarão uma taxa de 17% em vez de 17,4%. Para os veículos elétricos fabricados pela Geely, a taxa caiu de 20% para 19,3%.
Reação da China e Próximos Passos
O Ministério do Comércio chinês reagiu com fúria, afirmando que “tomará todas as medidas necessárias para defender resolutamente os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas”.
A China contestou as conclusões da investigação da UE, que se tornou um obstáculo persistente nas relações entre os dois blocos.
A proposta definitiva será votada pelos 27 Estados-membros da UE em outubro, antes de ser transformada em lei por cinco anos.
A proposta só pode ser revertida se a maioria dos países votar contra as taxas. Numa votação indicativa realizada em julho, apenas quatro países votaram contra.
O Jogo das Negociações Continua
A Comissão Europeia tem estado em conversações técnicas com Pequim e diz que ainda está aberta a um acordo.
No entanto, nos bastidores, as expectativas de um acordo são baixas, com funcionários da UE a apontarem para a incapacidade da China de sequer reconhecer que existe um problema com os subsídios.
A redução das taxas veio após consultas com os fabricantes de automóveis. Em alguns casos, a BYD, a Geely e a SAIC Motor conseguiram provar que certas coisas que a comissão pensava serem subsídios eram transações entre empresas.
Noutros casos, foram encontrados erros técnicos nos cálculos da comissão, levando a pequenos ajustes na taxa.
Um Futuro Elétrico com Desafios
A decisão da UE de reduzir as tarifas para carros elétricos chineses, especialmente para a Tesla, marca um novo capítulo na corrida global pela eletrificação do setor automóvel.
No entanto, as tensões comerciais entre a UE e a China continuam a pairar sobre o futuro deste mercado em rápido crescimento.
Pontos Principais:
- A Tesla se beneficia da redução das tarifas da UE para veículos elétricos fabricados na China, pagando a taxa mais baixa de 9%.
- A Comissão Europeia reviu as taxas provisórias, com uma taxa máxima de 36,3% para empresas que incluem a estatal SAIC.
- As novas taxas ainda representam um aumento considerável para a maioria das empresas que fabricam veículos elétricos na China.
- A China reagiu com fúria à decisão da UE, ameaçando tomar medidas para defender os interesses das suas empresas.
- A proposta definitiva será votada pelos 27 Estados-membros da UE em outubro.
- A Comissão Europeia mantém-se aberta a um acordo com a China, mas as expectativas são baixas.
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