TikTok avança com ideia de influenciadores virtuais para gerar publicidade

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Será que os influenciadores virtuais serão a próxima grande inovação na publicidade?

A TikTok parece acreditar nisso e está a trabalhar na adição de avatares controlados por inteligência artificial (IA) para a criação de conteúdos patrocinados diretamente dentro da própria plataforma.

O TikTok Shop, área de comércio eletrónico da rede social, seria o principal beneficiado, com estes novos rostos virtuais a promover e vender produtos.

Tiktok Inteligência Artificial

Como seria a implementação?

O plano ainda está numa fase de testes, pelo que poderá ser alterado, mas a ideia base é o desenvolvimento de avatares virtuais.

Estes usariam guiões predefinidos por marcas e anunciantes, ou mesmo por vendedores do TikTok Shop, para apresentar produtos e influenciar compras.

Avatares ainda não puxam vendas

Apesar do investimento feito, a TikTok ainda não está satisfeita com os resultados. Segundo fontes internas, a equipa de testes constatou que os influenciadores virtuais ainda não conseguem competir com os seus homólogos humanos.

Em termos de vendas, os números ainda são muito discretos. Isto, no entanto, não parece demover a TikTok, que ainda acredita no potencial a longo prazo destes criadores de conteúdo virtuais.

Futuro com humanos e avatares?

A TikTok crê que existe espaço para os dois tipos de influenciadores. Mesmo que os avatares controlados por IA ainda tenham margem para progredir, continuariam a oferecer certas vantagens únicas às marcas.

O grande objetivo é gerar valor adicional para as marcas, seja através dos rostos já conhecidos na plataforma, seja através destes novos avatares.

Pontos principais:

  • A TikTok está a testar uma funcionalidade na qual avatares com inteligência artificial poderiam em breve criar conteúdo patrocinado para marcas na plataforma.
  • Estes avatares utilizariam guiões escritos por anunciantes ou vendedores dentro da TikTok Shop.
  • A plataforma ainda não lançou a funcionalidade, pois está a testar e a perceber como pode melhorar a ideia.
  • As fontes da The Information afirmam que a equipa da TikTok ainda não viu grande adesão a estes avatares. Aparentemente, ainda não resultam em tantas vendas de comércio eletrónico quanto os influenciadores humanos.
  • A TikTok acredita que, apesar de tudo, estas personagens virtuais ainda poderiam existir ao lado dos criadores humanos, gerando um ecossistema diversificado de conteúdo.