Se ainda estás a usar um smartphone com Android KitKat ou Jelly Bean, temos más notícias para ti. Desde ontem, o WhatsApp deixou de funcionar nesses dispositivos. A aplicação agora exige, pelo menos, Android 5.0 Lollipop para funcionar. Esta é uma mudança significativa, pois é a primeira vez que o WhatsApp aumenta os requisitos mínimos desde 2021.
Esta decisão não deverá afetar muitos utilizadores, já que menos de 1% dos smartphones Android ativos ainda usam essas versões antigas do sistema operativo. No entanto, se és um dos afetados e não fizeste a migração dos teus chats a tempo, talvez estejas a pensar em formas de contornar esta situação.
Estratégias falhadas para enganar o WhatsApp
Podes até tentar alguns truques para continuar a usar o WhatsApp, mas a verdade é que a aplicação está bem preparada para detetar tentativas de burla. Um dos métodos mais antigos envolve mudar a data do smartphone para uma data anterior à implementação da nova regra. Infelizmente, isso não funciona. O WhatsApp precisa de se conectar aos seus servidores e, assim que o faz, percebe que a data já passou.
O root também não é a solução
Se estás a pensar em usar o root para modificar o WhatsApp com aplicações especializadas como o WaTweaker, também não vais ter sorte. O WaTweaker também exige, pelo menos, Android Lollipop para funcionar. Portanto, mesmo com root, não vais conseguir usar o WhatsApp se ainda estiveres preso ao JellyBean ou KitKat.
A única saída é atualizar ou mudar de dispositivo
A única opção realista que te resta é atualizar o teu sistema operativo para, pelo menos, Android Lollipop ou mudar para um smartphone mais recente. Se o teu dispositivo tem quase uma década, é pouco provável que exista uma atualização oficial. A tua única alternativa seria experimentar uma ROM personalizada, o que pode ser um processo complicado e arriscado.
2 Comentários