Alfa Romeo Milano gera polémica em Itália

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O novo modelo elétrico da Alfa Romeo, batizado de Milano, está no centro de uma disputa entre a icónica marca italiana e o seu governo.

O cerne da controvérsia está na decisão da Alfa Romeo de produzir o veículo na Polónia, que o governo considera uma afronta à tradição da marca e uma violação da lei italiana.

Alfa Romeo Milano

Nome italiano, produção polaca?

O Ministro da Indústria italiano, Adolfo Urso, tem sido particularmente crítico, lembrando que existe uma lei em vigor desde 2003 que impede a utilização de nomes com sonoridade italiana em produtos que não sejam fabricados no país.

“Um carro chamado Milano não pode ser produzido na Polónia. Isto é proibido pela lei italiana.”, declarou Urso.

A lei em questão visa proteger a reputação do “Made in Italy”. Muitas vezes é aplicada a produtos alimentares — como queijo ou vinho — para prevenir que produtos estrangeiros sejam confundidos com originais italianos.

Produzir fora de Itália para custos mais baixos

A decisão da Alfa Romeo, que pertence ao grupo Stellantis, parece ter sido motivada por razões económicas. Carlos Tavares, CEO da Stellantis, afirma que a produção do Milano na Polónia reduzirá o custo do veículo em cerca de 10.000 euros.

Porém, o governo italiano contrapõe que a deslocalização de uma marca tão icónica prejudica a imagem de Itália e os esforços para promover a indústria automóvel no país.

Itália aposta nos incentivos para veículos elétricos

O governo italiano tem estado a estudar formas de acelerar a transição para os carros elétricos. Um plano de incentivos no valor de cerca de mil milhões de euros está a ser equacionado.

Entre as medidas propostas está um forte apoio financeiro para que cidadãos italianos com menores rendimentos possam trocar os seus carros antigos e poluentes por modelos elétricos.

A polémica em torno do Alfa Romeo Milano surge num momento de viragem para a indústria automóvel europeia, que se confronta com a necessidade de se tornar mais competitiva a nível global e de promover a adoção de veículos mais amigos do ambiente.

Pontos principais:

  • A Alfa Romeo deslocalizou a produção do Milano para a Polónia, gerando críticas do governo italiano.
  • O Ministro da Indústria italiano, Adolfo Urso, invoca uma lei de 2003 que proíbe a venda de produtos com nomes de influência italiana que não sejam fabricados em Itália.
  • A decisão de produzir o carro na Polónia poderá reduzir o seu preço de venda em 10.000 euros.
  • O governo italiano está a ponderar apoios financeiros significativos para incentivar a adoção de carros elétricos pelos italianos.