Os fãs da personalização de smartphones foram apanhados desprevenidos. A Asus, empresa que permitia o desbloqueio do bootloader nos seus equipamentos, parece ter dado um passo atrás. Este processo, que é um chamariz para os entusiastas da modificação de software, foi desativado nos Zenfone 9 e aparenta estar fora de jogo para o futuro Zenfone 10.
Desbloqueio de bootloader em banho-maria
O desbloqueio do bootloader possibilita aos entusiastas alterar o software existente a um nível mais profundo ou instalar soluções de terceiros. No entanto, diversos utilizadores do Zenfone indicaram que ao contactar o suporte técnico, foram informados que esta opção foi desativada. Parece que a Asus está a repensar a sua política, embora até ao momento não tenha havido qualquer informação oficial que explique a mudança.
A comunicação entre Asus e utilizadores causa confusão
Anteriormente, a Asus confirmou que iria atualizar a ferramenta de desbloqueio até, pelo menos, o terceiro trimestre de 2023, coincidindo com a disponibilização do Zenfone 10 no mercado. Isto gerou algum desconforto entre os utilizadores e as mensagens trocadas com o suporte no Telegram não ajudaram a esclarecer a situação.
Existem diferenças nas respostas fornecidas pela equipa de suporte, o que levanta dúvidas sobre o tipo de informação que é dada a estes profissionais e qual delas é a correta.
Os utilizadores de smartphones Asus, principalmente aqueles que são atraídos pela liberdade de personalização, estão à espera de esclarecimentos adicionais sobre a política de desbloqueio de bootloader da empresa.
Deixa um comentário