A popularidade crescente da DeepSeek está a gerar ondas no mundo da inteligência artificial, e parece que até a gigante OpenAI está atenta.
A plataforma chinesa de IA tem ideias realmente interessantes, e a OpenAI percebeu isso ao adotar uma funcionalidade chave do DeepSeek-R1 no seu ChatGPT o3-mini: a “chain of thought” (CoT), ou cadeia de pensamento, simplificada.

A CoT é como um mapa mental da IA, mostrando o raciocínio por trás de uma resposta. Imagina ver o passo a passo de como o modelo chegou a uma conclusão.
No entanto, a CoT original do ChatGPT era complexa demais para o utilizador comum. Com a ambição de tornar a sua plataforma de IA acessível a todos, a OpenAI precisava simplificar este processo.
OpenAI copia resumo de “Chain Of Thought” da Deepseek-R1
A solução? Inspirar-se na DeepSeek. A OpenAI implementou uma nova forma de apresentar a CoT: resumos do processo de raciocínio. É como se, em vez de te mostrarem o código fonte, te dessem um resumo executivo. Esta abordagem torna tudo mais claro e direto, embora sacrifique alguns dados mais técnicos.
Esta nova CoT simplificada está presente nos modelos ChatGPT o3-mini e o3-mini-high, e boa notícia: está disponível tanto para utilizadores gratuitos como para subscritores pagos. É um claro passo da OpenAI em direção à acessibilidade, tornando a IA mais transparente para um público vasto.
Clareza e confiança: os benefícios da nova abordagem
A OpenAI justifica esta mudança com a necessidade de “facilitar a compreensão do raciocínio do modelo”. A empresa afirma que os utilizadores expressaram o desejo de entender como a IA pensa para tomar decisões mais informadas e, crucialmente, para construir confiança nas respostas do ChatGPT. Afinal, quanto mais entendemos o processo, mais confiamos no resultado.
Mas nem tudo são rosas. Alguns utilizadores, mais experientes e habituados à CoT “crua”, queixam-se da simplificação excessiva, sentindo falta dos dados avançados. Por outro lado, muitos celebram a mudança, considerando que agora o raciocínio da IA é finalmente compreensível.
Esta nova abordagem pode até incentivar mais pessoas a experimentar a opção “Reasoning” (Raciocínio), que antes parecia destinada apenas a utilizadores mais técnicos.

Cot acessível em várias línguas
“Embora a CoT ‘crua’ do modelo permaneça oculta por ser difícil de entender, encontramos um equilíbrio: o modelo pensa livremente e depois organiza esses pensamentos para que sejam fáceis de ler.
Para melhorar a clareza e a segurança, adicionamos uma etapa extra de pós-processamento onde o modelo revê a CoT ‘crua’, removendo qualquer conteúdo inseguro e simplificando ideias complexas”, explicou a OpenAI sobre a mudança.
E há mais uma vantagem importante: a nova abordagem permite que utilizadores que não falam inglês recebam a CoT na sua língua nativa. Isto torna a experiência ainda mais amigável e acessível a nível global.
DeepSeek: uma luz na acessibilidade da Inteligência Artificial
Os modelos de IA da DeepSeek não escaparam a controvérsias e preocupações sobre potenciais riscos desde o seu lançamento. No entanto, parece que a plataforma chinesa também trouxe ideias valiosas, contribuindo para tornar a inteligência artificial mais acessível a todos.
Afinal, a inovação surge de diversas fontes, e a OpenAI soube reconhecer e aproveitar uma boa ideia para beneficiar os seus utilizadores. Com esta mudança, o ChatGPT fica mais transparente e, esperamos, mais confiável para todos.


























Deixa um comentário