Descobrimos 5 Condições que Aceitaste ao Criar uma Conta no Facebook

Lê o resumo

Lê o artigo completo

Ao criares uma conta no Facebook, provavelmente não leste os termos e condições que aceitaste.

Uma análise detalhada revelou várias práticas surpreendentes da rede social que afetam diretamente a tua privacidade e o controlo sobre os teus dados.

facebook privacidae

1. O Facebook Sabe Onde Estás, Mesmo Sem GPS

A rede social tem métodos alternativos para determinar a tua localização, mesmo quando desativas o GPS. Através do endereço IP, sinais Wi-Fi e Bluetooth, a plataforma consegue rastrear os teus movimentos com precisão impressionante.

Esta funcionalidade faz parte da estratégia de envolvimento e publicidade da empresa, mantendo-se ativa enquanto estiveres com sessão iniciada na aplicação.

2. Os Teus Conteúdos Pertencem-te, Mas…

Ao publicares conteúdo no Facebook, concedes à empresa uma licença mundial, isenta de direitos autorais e não exclusiva. Isto significa que as tuas fotos, vídeos e atualizações podem ser utilizados, modificados e até transferidos para terceiros.

As definições de privacidade são a única barreira que pode limitar o uso público dos teus conteúdos pela plataforma.

3. A Tua Atividade Alimenta a Inteligência Artificial

Cada interação que fazes contribui para o desenvolvimento dos sistemas de IA do Facebook. As tuas publicações públicas, preferências e comportamentos são analisados para melhorar recursos como reconhecimento facial e sistemas de recomendação.

Utilizadores em algumas regiões, como a UE, podem optar por não permitir que os seus dados sejam usados para treinar IA. Para os demais, a única opção é limitar a visibilidade das publicações para “Apenas Amigos”.

4. Quando Apagas Algo, Não Desaparece de Imediato

Os conteúdos que apagas permanecem nos sistemas de backup do Facebook durante até 90 dias. Durante este período, embora não estejam visíveis para outros utilizadores, continuam nos servidores da empresa.

As mensagens podem continuar visíveis para os destinatários, a menos que também as apaguem. Além disso, versões em cache de fotos ou publicações podem persistir temporariamente.

5. Os Teus Dados Seguem-te Pela Internet

O Facebook utiliza a informação que recolhe para criar publicidade personalizada, que te segue muito além da própria rede social. Os teus gostos, partilhas e atividades geram insights que permitem aos anunciantes alcançarem-te em diversos websites.

Esta prática de publicidade direcionada estende-se por toda a internet, desde sites de comércio eletrónico até portais de notícias.

Como Podes Proteger a Tua Privacidade

É fundamental reverem-se regularmente as definições de privacidade do Facebook. Podes limitar o acesso aos teus conteúdos, desativar determinados tipos de rastreamento e controlar como as tuas informações são utilizadas para publicidade.

Para maior controlo sobre os teus dados, considera utilizar as publicações apenas com amigos e desativar a localização sempre que possível.

Pontos Principais:

  • O Facebook rastreia a localização mesmo com GPS desligado
  • A plataforma tem direitos amplos sobre o conteúdo dos utilizadores
  • Os dados são usados para treinar IA
  • O conteúdo apagado permanece nos servidores
  • Utilização de dados para publicidade direcionada
Amante de tecnologia, desporto, música e muito mais coisas que não cabem em 24 horas. Fundador do AndroidBlog em 2011 e autor no Techenet desde 2012.