A Ford está a preparar uma grande revolução nos seus carros elétricos. Tudo indica que a próxima geração de veículos da icónica marca americana contará com carregamentos super-rápidos a 800V, colocando-a finalmente a par de fabricantes como a Hyundai, Porsche e Kia.
Mudanças no mercado motivam a Ford
O CEO da Ford, Jim Farley, acredita que o mercado de carros elétricos sofreu mudanças sísmicas após os últimos resultados financeiros.
Farley apontou dois motivos essenciais para esta mudança: os drásticos cortes de preços por parte da concorrência, como a Tesla, e o enorme aumento nos investimentos e modelos disponíveis no segmento onde atua o mais vendido elétrico da Ford, o Mustang Mach-E.
Ford promete inovação e eficiência
Farley parece confiante e garantiu que os próximos modelos elétricos da Ford terão um nível de eficiência muito superior em comparação com a geração atual, contando ainda com inovações que irão certamente entusiasmar os clientes.
Será que 800V é a resposta?
Atualmente, a Ford promove o carregamento entre 10% a 80% da sua gama Mach-E com potências até 107 kW.
Já os modelos da Hyundai, como o IONIQ 5, atingem a mesma carga em metade do tempo graças à tecnologia de 800V. Será este o segredo da Ford para ultrapassar a concorrência?
A Ford registou recentemente uma patente para carros elétricos com suporte a carregamentos de 800V!
Esta inovação permitiria equiparar a velocidade de carregamento da Ford aos concorrentes, abrindo caminho para grandes melhorias de autonomia e tempos de espera mais reduzidos quando precisas de carregar o teu Ford elétrico.
Olhos postos no futuro
Jim Farley ainda referiu que a Ford criou uma equipa especializada no desenvolvimento de uma plataforma dedicada a carros elétricos mais acessíveis.
Embora ainda numa fase embrionária, o CEO afirma que esta equipa conta com “alguns dos melhores engenheiros de carros elétricos do mundo”.
Será certamente muito interessante acompanhar o rumo da Ford nos próximos tempos. A pressão sobre os fabricantes tradicionais é cada vez maior, mas uma coisa é certa: o futuro da mobilidade será emocionante!
1 Comentário