Gemini ainda em testes… Google admite falhas e promete atualizações em breve

O Gemini (antigo Bard) tem gerado algum burburinho negativo entre os utilizadores de Android nas últimas semanas.

Muitas das funcionalidades populares do Google Assistant estão em falta e isso deixa a desejar. Felizmente, a Google já identificou esses problemas, tendo feito declarações oficiais.

O que falta melhorar? Google reconhece problemas

De imediato, a Google listou quais as funcionalidades do Google Assistant que NÃO estão suportadas no Gemini:

  • Serviços multimédia: os podcasts, notícias, estações de rádio e serviços de música de terceiros ainda não são suportados.
  • Rotinas (Ações): criar uma Rotina no Gemini não é possível, e as Rotinas associadas a alarmes deixaram de funcionar.
  • Lembretes: terás de voltar a usar o Google Assistant para definir lembretes e tarefas.
  • Modo intérprete: idem! Se quiseres uma tradução “ao vivo” terás de voltar a usar o antigo Assistant.
  • Integração com outras apps Google: muitas coisas que estão ligadas ao Assistente vão dar erro no Gemini.

A Google já garantiu que estas situações estão a ser analisadas. Entretanto, foram ainda apontadas mais coisas para resolução “urgente”:

  • Respostas mais precisas: há situações em que o sistema parece divagar sobre um tema, gerando texto confuso e até ridículo.
  • Integração global: os utilizadores doutros países que falam inglês aguardam uma expansão mais rápida do Gemini. Até agora, apenas América do Norte, Austrália e Nova Zelândia têm a app nas lojas.
Google Gemini Advanced

Aspetos positivos: Há que dar “crédito”!

Por outro lado, os responsáveis da Google admitem que o Gemini tem uma capacidade interessante para gerar textos criativos e respostas elaboradas em questões simples. Além disso, é rápido e consegue manter-se funcional (até certo número de solicitações) no modo gratuito. Outra coisa importante: parece haver cada vez mais integração com outras ferramentas da Google, como o Gmail e o Maps.

Atenção: Gemini Advanced estará à disposição gratuitamente durante os primeiros dois meses. É uma aposta da Google para ganhar tração.

Vale a pena apostar no Gemini?

É cedo para se afirmar. Se usas muito o Google Assistant para controlo de dispositivos domésticos, criar lembretes e usar apps para ouvir música, rádio ou podcasts, é pouco provável que o Gemini compense.

No entanto, se o teu perfil é outro (mais virado para pesquisas elaboradas ou buscas a ajuda para escrever criativamente), então poderás tirar partido.

Fica atento para ver como vão decorrer estas semanas de testes. Novas funcionalidades estão ao virar da esquina!