Google aposta em assistente de escrita baseado em IA para ChromeOS

As mais recentes descobertas indicam que a Google está a dar passos significativos no campo da Inteligência Artificial. Tudo indica que um novo assistente de escrita baseado em IA pode estar a caminho dos dispositivos ChromeOS. Se estás a pensar em adquirir um destes dispositivos, ou já tens um, temos novidades interessantes para ti.

O investimento da Google em projetos de IA generativa tem vindo a crescer, como evidenciado na Google I/O 2023. O lançamento de um hub no Google Labs, um gerador de respostas de email chamado Help Me Write e melhorias no Bard são claros sinais deste foco.

Nomes de código e especulações

Com base nas informações descobertas pela 9to5Google, a Google tem trabalhado num projeto Chrome OS que integra pelo menos cinco nomes de código até à data: Mako, Manta e Orca são alguns deles. Embora o código acessível ao público não confirme explicitamente a utilização de IA generativa, a menção a “Sugestões de Cópia” levanta algumas sobrancelhas. Aqui, “Cópia” pode referir-se ao texto original criado por um humano, que pode posteriormente ser processado pela IA.

Funcionalidades e integração

O codinome Orca, por exemplo, poderia surgir como uma opção no menu de contexto em ChromeOS. Se estiveres a trabalhar num documento e clicares com o botão direito, poderias ver uma bolha chamada Mako. Esta bolha ofereceria três opções diferentes. Uma delas, “Solicitar reescritas”, permitiria que pedisses à ferramenta IA para criar uma nova versão do teu texto. Outra opção, “Consultas de texto predefinidas”, poderia permitir solicitar textos gerados pela IA num estilo específico.

Ao contrário de muitas ferramentas que funcionam localmente, a IA por trás destes assistentes parece estar hospedada nos servidores da Google. A Manta encarregar-se-ia de enviar o texto original para os servidores, recebendo posteriormente o conteúdo refinado pela IA. Uma nota interessante é que, como estes assistentes estão a ser desenvolvidos para ChromeOS, é provável que todos os dispositivos com este sistema operativo suportem estas funcionalidades.

Google ChromeOS Assistente IA

Contudo, é importante lembrar que esta análise se baseia em strings de texto presentes no código Chromium ainda em desenvolvimento. A Google ainda não se pronunciou oficialmente sobre estes planos. Se estas ferramentas fossem lançadas, o mais cedo que poderíamos vê-las seria em outubro, com o lançamento da versão 118 do ChromeOS. Existe ainda a possibilidade de serem exclusivas para o Chromebook X e terem requisitos mínimos de especificações, o que significa que modelos mais antigos de Chromebook poderiam não ser compatíveis.

Conclusão

É sempre emocionante ver as evoluções tecnológicas e as novas ferramentas que estão a ser desenvolvidas. Este assistente de escrita pode ser uma mais-valia para muitos utilizadores, tornando a experiência de escrita mais fluida e personalizada. Agora, resta-nos esperar por confirmações oficiais e, quem sabe, testar esta novidade em breve. Mantém-te atento às novidades!