Google aposta em mostradores Wear OS mais simples para prolongar a vida útil da bateria

Tens andado a notar que a bateria do teu smartwatch Wear OS não dura tanto quanto costumava? A Google pode ter a solução.

A empresa está a promover um novo formato para os mostradores dos relógios, que promete ser mais amigo da bateria do que o que as apps têm usado até agora.

O que é que vai mudar?

Chama-se “Watch Face Format” (WFF) e é uma maneira mais simples de criar mostradores para o teu Wear OS. Em vez de te focares num código complexo, com o WFF podes dedicar-te mais a criar um design bonito e funcional.

A Google é responsável por “fazer o trabalho pesado” de garantir que o mostrador não vai gastar muita bateria.

Isto significa que podes esperar que novos mostradores Wear OS sejam mais simples, focando-se nas informações essenciais. Talvez seja um adeus às animações muito elaboradas, por exemplo.

Google Smartwatch Wear Os

A aposta nas baterias

Parece que a Google está especialmente focada em tirar partido dos novos smartwatches híbridos Wear OS.

Estes relógios têm um processador secundário que consome menos energia, e a ideia é que os mostradores funcionem sobretudo neste processador, para poupar o processador principal.

Com o WFF, a Google espera que os novos relógios Wear OS — como o OnePlus Watch 2 e futuros modelos — tenham uma duração de bateria bastante maior.

Vale a pena preocupar-se?

Nem por isso! Se gostas de mostradores Wear OS com muitas funções e animações, ainda podes encontrá-los.

O novo formato não é obrigatório (por enquanto). No entanto, é provável que o futuro do Wear OS passe por designs mais simples e amigos do consumo de energia.