Google garante exclusividade icónica: logótipo “G” dos Pixel é marca registada

Lê o resumo

Lê o artigo completo

Os smartphones Pixel da Google são reconhecidos por várias caraterísticas, mas desde 2016 que se destacam por um elemento específico: o logótipo “G” na parte traseira.

Este símbolo da identidade visual da Google está agora protegido, uma vez que a empresa registou finalmente a marca nos Estados Unidos.

Google Patentes Tribunal

A decisão demonstra a importância que a Google atribui a este elemento de design, mesmo com as mudanças na aparência dos seus smartphones ao longo dos anos.

Tal como acontece com o icónico logótipo da Apple nos iPhones, todas as gerações de Pixel — incluindo smartphones, tablets e portáteis — têm ostentado o “G” estilizado nas suas costas.

Proteção específica para os smartphones

Esta marca não protege apenas o logótipo. Ela também assegura que somente os smartphones Pixel possam usar este “G” específico do design da Google.

Isto significa que, pelo menos por enquanto, os tablets e portáteis da marca podem vir a ter logótipos diferentes no futuro.

Quem segue o mundo tecnológico sabe que não há certezas em relação ao hardware da empresa. Se é verdade que não temos novos tablets Pixel nos últimos cinco anos, há fortes rumores de um Pixel Tablet 2 em desenvolvimento.

O futuro do G está garantido (pelo menos nos smartphones Pixel)

Em relação aos smartphones, as primeiras imagens dos Pixel 9 e 9 Pro demonstram que tradição vai continuar. Apesar de mudanças na configuração das câmaras, o icónico “G” vai continuar a marcar presença na parte traseira.

É um elemento visual que se afirmou como a assinatura dos smartphones Google, e com este registo de marca a empresa protege e valoriza esse investimento de design.

Resumo:

  • Logótipo Consistente: O "G" tem sido uma presença constante no design dos Pixel, mesmo com a evolução de outras características ao longo dos anos.
  • Similar à Apple: A Google segue a estratégia da Apple, que protege fortemente o seu logótipo icónico.
  • Especificidade da Marca: A marca registada aplica-se apenas a smartphones Pixel, não se estendendo a tablets ou laptops da marca.
  • Futuro dos Pixel: Renderizações iniciais dos Pixel 9 e 9 Pro mostram que o logótipo "G" permanece, mesmo com alterações ao design da câmara no aparelho.