A Google continua a reorganizar o universo das suas ferramentas de inteligรชncia artificial (IA).
Desta vez, foi a soluรงรฃo empresarial, anteriormente conhecida como Duet, que foi renomeada para Gemini.
Este novo nome surge pouco tempo depois da atribuiรงรฃo do mesmo nome ao chatbot da empresa, Bard.
O que muda para os utilizadores?
As empresas que queiram aderir a esta ferramenta de IA, terรฃo dois planos Gemini for Workspace ร sua escolha.
O primeiro รฉ o Gemini Business, uma oferta de โฌ20 mensais direcionada a empresas de qualquer dimensรฃo. O segundo รฉ o Gemini Enterprise, uma subscriรงรฃo de โฌ30 mensais voltada para grandes companhias e usos mais intensivos de IA generativa.
Os consumidores individuais continuarรฃo a usufruir de funcionalidades de IA no Google Workspace atravรฉs do plano Google One AI Premium, que tem o mesmo preรงo inicial.
Gemini: IA focada no ambiente empresarial
A Google garante aos seus subscritores privacidade das comunicaรงรตes e respetiva proteรงรฃo de dados, afirmando que estes nรฃo sรฃo utilizados para anรบncios, treino da IA, ou partilha.
Segundo Aparna Pappu, Vice-Presidente da Google Workspace, “a aposta no grande modelo de IA Gemini 1.0 Ultra permite dar respostas perspicazes e especializadas para ajudar no trabalho.
Com isto, equipas de PMEs e grandes empresas podem usar o Gemini de forma sofisticada e com confianรงa na privacidade das interaรงรตes.”
Um histรณrico de nomes confusos
Aparentemente, a Google sente-se ร vontade a atribuir o mesmo nome a vรกrias das suas tecnologias baseadas em IA.
No passado, a marca tem apresentado alguma dificuldade em escolher nomes consistentes para produtos na รกrea de mensagens e videoconferรชncias.
Resta saber se, no futuro, veremos o mesmo padrรฃo a estender-se ร s soluรงรตes de IA – serรก “Gem” o prรณximo candidato para integrar o portefรณlio da gigante tecnolรณgica?
Deixa um comentรกrio