A Google continua a reorganizar o universo das suas ferramentas de inteligência artificial (IA).
Desta vez, foi a solução empresarial, anteriormente conhecida como Duet, que foi renomeada para Gemini.
Este novo nome surge pouco tempo depois da atribuição do mesmo nome ao chatbot da empresa, Bard.
O que muda para os utilizadores?
As empresas que queiram aderir a esta ferramenta de IA, terão dois planos Gemini for Workspace à sua escolha.
O primeiro é o Gemini Business, uma oferta de €20 mensais direcionada a empresas de qualquer dimensão. O segundo é o Gemini Enterprise, uma subscrição de €30 mensais voltada para grandes companhias e usos mais intensivos de IA generativa.
Os consumidores individuais continuarão a usufruir de funcionalidades de IA no Google Workspace através do plano Google One AI Premium, que tem o mesmo preço inicial.
Gemini: IA focada no ambiente empresarial
A Google garante aos seus subscritores privacidade das comunicações e respetiva proteção de dados, afirmando que estes não são utilizados para anúncios, treino da IA, ou partilha.
Segundo Aparna Pappu, Vice-Presidente da Google Workspace, “a aposta no grande modelo de IA Gemini 1.0 Ultra permite dar respostas perspicazes e especializadas para ajudar no trabalho.
Com isto, equipas de PMEs e grandes empresas podem usar o Gemini de forma sofisticada e com confiança na privacidade das interações.”
Um histórico de nomes confusos
Aparentemente, a Google sente-se à vontade a atribuir o mesmo nome a várias das suas tecnologias baseadas em IA.
No passado, a marca tem apresentado alguma dificuldade em escolher nomes consistentes para produtos na área de mensagens e videoconferências.
Resta saber se, no futuro, veremos o mesmo padrão a estender-se às soluções de IA – será “Gem” o próximo candidato para integrar o portefólio da gigante tecnológica?
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