Huawei Watch Fit 3: Inspiração ou Plágio ao Apple Watch?

Lê o resumo

Lê o artigo completo

A Huawei prepara-se para mudar a conversa no mundo dos wearables com o seu novo Watch Fit 3.

No entanto, este relógio inteligente não está a chamar a atenção pela inovação, mas sim pela controvérsia. As imagens reveladas mostram um design surpreendentemente semelhante ao icónico Apple Watch.

Será isto um exemplo de inspiração bem conseguida, ou estará a Huawei à beira do plágio?

A semelhança é inegável. Desde a silhueta retangular com cantos arredondados até ao inconfundível duo de coroa digital e botão lateral — o Huawei Watch Fit 3 parece querer ser uma versão Android do relógio da Apple.

Até a bracelete adota o mesmo estilo desprovido de encaixes tradicionais, reforçando ainda mais o aspeto incrivelmente familiar.

A Huawei não é estranha a adotar elementos de design bem-sucedidos, mas neste caso o paralelo é tão grande que a linha entre inspiração e cópia direta parece ténue.

Vantagens e Desvantagens

Apesar da polémica, há potenciais vantagens nesta abordagem. Os fãs do visual do Apple Watch, mas relutantes em mudar para o ecossistema iOS, podem ver aqui uma alternativa interessante.

Por outro lado, a Huawei pode acabar alienando os consumidores que procuram produtos originais e diferenciados.

Huawei Watch Fit 3

Será que o preço salva o dia?

Uma forma de a Huawei conquistar o público poderá ser com um preço extremamente competitivo, mas isso levanta questões sobre a qualidade dos componentes e as funcionalidades do Watch Fit 3.

Se a semelhança ficar somente na estética, a Huawei poderá ter encontrado a combinação perfeita para o sucesso.

O lançamento do Huawei Watch Fit 3 promete gerar muita discussão. A pergunta mantém-se: será que os consumidores vão aceitar uma imitação tão evidente do clássico da Apple, ou irá a Huawei enfrentar reação negativa e acusações de falta de inovação?

Pontos principais:

  • O Huawei Watch Fit 3 será quase uma cópia do Apple Watch em termos de design.
  • Visualmente, os dois smartwatch serão quase indistinguíveis.
  • As semelhanças incluem ecrã retangular, coroa digital, botão físico e estilo de bracelete.
  • O lançamento está previsto para breve.
Vitor Urbano
Amante de tecnologia, desporto, música e muito mais coisas que não cabem em 24 horas. Fundador do AndroidBlog em 2011 e autor no Techenet desde 2012.