De acordo com um novo estudo realizado pela Counterpoint Research, jovens sul-coreanos com menos de 30 anos estão a abandonar os seus smartphones Android em favor dos iPhones. Este facto interessante está a ocorrer mesmo no quintal do maior fabricante de Android, a Samsung.
Curiosamente, 85% dos sul-coreanos entrevistados adquiriram um smartphone Android como o seu primeiro telemóvel. No entanto, a pesquisa revela que 53% desses utilizadores já transitaram para um iPhone. Notavelmente, 92% dos inquiridos cujo primeiro telemóvel era um iPhone continuam a usar a marca.
O estudo também indica que na Coreia do Sul existe um forte apoio às empresas locais, como a Samsung e a LG. A Counterpoint falou com 1000 sul-coreanos durante o primeiro semestre deste ano e concluiu que muitos dos entrevistados com menos de 30 anos compraram um Android como o seu primeiro smartphone por darem “prioridade à preferência daqueles com poder de compra real, como os pais, ao comprar o seu primeiro smartphone”.
Mudança de fidelidade: do Android para o iPhone
Quando questionados sobre o motivo de terem comprado um dispositivo Android como primeiro smartphone, a resposta mais comum foi: “Recomendação de familiares ou amigos”. E o que levou estes jovens a mudar de um telemóvel Android para um iPhone? As duas respostas mais comuns foram “Performance” (32%) e “Imagem da marca” (31%). O impacto mais significativo nestes jovens consumidores sul-coreanos foi o desempenho, a satisfação e a expectativa com as câmaras do iPhone.
Preferências futuras: o peso da primeira escolha
Os jovens que adquiriram um iPhone como seu primeiro telemóvel e ainda o mantêm, parecem ter um forte compromisso com a marca. De facto, 76% deles afirmaram que não pretendem usar um telemóvel Android no futuro. As razões para esta decisão passam pelo design dos smartphones Android (52%) e pela performance (29%).
Em contrapartida, quando se olha para todos os grupos etários na Coreia do Sul, mais de metade daqueles que mudaram do iPhone para o Android disseram que foram conquistados por funcionalidades de fácil utilização, como o recurso de pagamento móvel Samsung Pay, e a interface do utilizador. A Counterpoint Research sugere que os fabricantes de Android poderiam encontrar mais eficácia se focassem na conveniência do utilizador para os seus anúncios de televisão.
Esta troca de lealdade entre as marcas de smartphones é um indicativo importante da dinâmica atual do mercado, demonstrando que os jovens consumidores valorizam tanto a performance como a imagem da marca na escolha do seu smartphone.
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