MediaTek Dimensity 9300 promete rivalizar com Apple A17 e revolucionar smartphones

A MediaTek está prestes a lançar um novo processador que promete virar o jogo no mundo dos smartphones. O Dimensity 9300, que se espera chegar em outubro, traz consigo promessas significativas no que toca ao desempenho e eficiência energética, potencialmente ultrapassando o seu rival direto, o Apple A17.

O grande destaque deste processador é a sua arquitetura inovadora, apelidada de “all-big-core”. Ao contrário de outras arquiteturas que misturam núcleos grandes e pequenos, este processador tem 8 núcleos, todos eles “grandes”. Em pormenor, o processador inclui 4 núcleos Cortex-X4 e 4 núcleos Cortex-A720, juntamente com a GPU Immortalis G720. Esta escolha promete não só aumentar o desempenho, mas também reduzir o consumo de energia.

Mediatek

O que podemos esperar em termos de desempenho?

  • Os núcleos Cortex-X4 do Dimensity 9300 poderão oferecer uma melhoria de desempenho de 15% e uma redução de 40% no consumo de energia.
  • Por outro lado, os núcleos Cortex-A720 têm como objetivo atingir um aumento de 20% na eficiência energética.

Tudo isto será possível graças à tecnologia N4P da TSMC. Este processo tem o intuito de reduzir o consumo energético em mais de 50% comparado a designs anteriores. Além disso, ao fazer a transição para um processamento puramente de 64 bits, os utilizadores podem esperar um desempenho de smartphone mais suave e com menor consumo energético.

E a memória, como se compara?

Um detalhe que não deve ser esquecido é a demonstração da memória móvel LPDDR5T da SK Hynix no Dimensity 9300. Esta memória alcançou velocidades de 9.6Gbps, o que se traduz numa melhoria de 13% em relação à geração anterior. Esta novidade poderá ser vista em primeira mão na série Vivo’s X100, trazendo melhorias notáveis ao desempenho em dispositivos Android.

Como os rumores indicam, a série Vivo X100 poderá ser a primeira a incorporar o Dimensity 9300. Com a data de lançamento a aproximar-se, espera-se que este novo processador traga grandes avanços no desempenho e eficiência dos smartphones.

Por último, convém referir que é esperado que o próximo processador da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 3, seja lançado no Snapdragon 2023 Summit. Contudo, devido aos potenciais custos elevados associados, é possível que algumas empresas optem por continuar a usar a geração anterior ou mesmo o novo Dimensity em novos dispositivos. Esta estratégia poderá permitir-lhes economizar sem comprometer a eficiência.