MediaTek e Google unem forças: IA chega aos smartphones com Dimensity 9300 e 8300

A MediaTek, uma gigante na indústria de semicondutores, anunciou uma importante parceria com a Google.

O objetivo? Trazer as melhores capacidades de inteligência artificial para os smartphones equipados com os seus processadores Dimensity 9300 e 8300.

Esta colaboração centra-se em torno do Gemini Nano, um poderoso modelo de linguagem da Google criado a pensar na utilização em dispositivos móveis.

Mediatek Google Gemini

A ideia é fazer com que funcione de forma ainda mais rápida e eficiente nestes processadores da MediaTek.

Vantagens de processamento de IA direto no smartphone

Normalmente, os smartphones recorrem à cloud quando precisam de resolver tarefas ligadas à inteligência artificial. O problema é que isto pode prejudicar a privacidade, a segurança, e fiabilidade em situações de fraca conectividade.

Ao otimizar o Gemini Nano para os processadores Dimensity, os smartphones vão conseguir processar mais dados de IA localmente, sem precisarem de “pedir ajuda” online.

Isto traz várias vantagens: tempos de resposta mais rápidos, maior privacidade, melhor fiabilidade e até a possibilidade de usar recursos de IA em situações com pouca ou nenhuma ligação à Internet.

Que smartphones poderão contar com esta tecnologia?

Para já, os smartphones equipados com os processadores Dimensity 9300 e 8300 são relativamente poucos.

O primeiro é um processador topo de gama, geralmente presente em aparelhos ‘flagship’, enquanto o segundo é mais comum em dispositivos de gama média. Aqui está uma lista com alguns exemplos:

ProcessadorSmartphones
Dimensity 9300Série Vivo X100, série Oppo Find X7, Tecno Phantom V2 Fold, iQOO Neo 9 Pro
Dimensity 8300Oppo Reno 12, Xiaomi Redmi K70E, Poco X6 Pro 5G

Facilitando a vida aos programadores

Como bónus, a MediaTek e a Google irão também lançar um pacote de aplicações (um APK) compatível com os Dimensity 9300 e 8300 com o objetivo de tornar mais fácil para os programadores criarem aplicações que aproveitem a potência do Gemini Nano.

Com a MediaTek a entrar no campeonato da inteligência artificial, as vantagens da tecnologia IA da Google deixam de ser exclusivas de alguns segmentos do mercado, até agora dominados por chips da Qualcomm, Samsung e da própria Google.

E não te esqueças, a aposta no processador Dimensity 8300 significa que, em breve, até os dispositivos mais acessíveis poderão usufruir de experiências avançadas de IA. O futuro da tecnologia parece mesmo muito promissor!