MediaTek ultrapassa Qualcomm e domina mercado de chipsets

A MediaTek, uma empresa outrora conhecida pelos seus chipsets mais económicos, conseguiu a proeza de ultrapassar a Qualcomm, líder de mercado, nas vendas de chipsets no último trimestre de 2023.

Esta mudança poderá mudar a forma como pensamos em smartphones e no custo a eles associado.

Mudança surpresa no panorama tecnológico

Durante anos, a Qualcomm tem sido a referência no mundo dos processadores para smartphones. Os seus chipsets Snapdragon são encontrados na maioria dos topos de gama. No entanto, a MediaTek parece ter virado o jogo.

Segundo a Canalys, a MediaTek vendeu 117 milhões de chipsets no Q4 2023, deixando a Qualcomm em terceiro lugar com apenas 69 milhões vendidos. A Apple ficou em segundo lugar com 78 milhões.

Mas há mais. A MediaTek foi a empresa que cresceu mais — uns impressionantes 21%. Em comparação, a Qualcomm cresceu apenas 1% e a Apple, 7%.

Mediatek

O que levou à vitória da MediaTek

Esta mudança repentina de poder tem algumas explicações. A primeira é a grande parceria entre a MediaTek e a Samsung.

A Samsung é a maior cliente da MediaTek, representando 22% das suas vendas. Em comparação, a Qualcomm, mesmo tendo uma parceria com a Samsung, detém apenas 21% dos negócios da marca sul-coreana.

Outra explicação é a ascensão dos chipsets Dimensity da MediaTek. A série Dimensity 9000 está a dar que falar, com níveis de performance a aproximar-se do melhor que a Qualcomm tem para oferecer.

As especificações divulgadas da próxima geração, Dimensity 9400, sugerem que a MediaTek pode mesmo vir a igualar (ou ultrapassar) a concorrência direta.

Um mercado em transformação

Com base nestes números, é difícil imaginar a Qualcomm a recuperar o atraso. Não é uma situação terrível para a Qualcomm, mas o domínio da MediaTek é inegável.

Será que veremos nos próximos anos smartphones topo de gama com processadores MediaTek a preços mais simpáticos?

Só o tempo o dirá, mas que é uma mudança bem-vinda para o consumidor, é inegável.