Mercado global de smartphones dobráveis cresce, mas dá sinais de abrandamento

O mercado global de smartphones dobráveis continua a expandir, mas com uma previsão de crescimento mais lento este ano, segundo aponta a empresa de análise de mercado TrendForce.

O abrandamento, porém, não deverá ser motivo para desanimar os entusiastas desta tecnologia.

Crescimento desacelera em 2024

As projeções apontam que o crescimento global do setor dos dobráveis será de 11% em 2024, um valor consideravelmente menor do que os 25% registados no ano passado.

Em 2023, foram vendidos 15,9 milhões de smartphones dobráveis, o que representou 1,4% do total de vendas globais de smartphones.

Estima-se que em 2024 sejam vendidos 17,7 milhões de smartphones dobráveis, elevando a sua quota de mercado para 1,5%. Em 2025, este tipo de dispositivo deverá capturar 2% do total de vendas da indústria.

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Quais as razões para esta desaceleração?

Segundo a TrendForce, há duas razões principais para este cenário. A primeira está relacionada com a confiança dos consumidores: uma baixa taxa de retenção demonstra que os utilizadores que adquiriram um dobrável pela primeira vez estão a deparar-se com problemas de manutenção, o que gera desconfiança na tecnologia.

Sem vontade de adquirir um segundo modelo, muitos destes consumidores acabam por optar por smartphones topo de gama tradicionais.

O segundo motivo prende-se com os preços elevados. Ainda não foi atingido o “ponto ideal” em termos de custo que torne os dobráveis mais atrativos. No entanto, a TrendForce acredita que a produção em massa de componentes-chave, como o vidro ultrafino e as dobradiças, poderá ajudar a baixar os preços, impactando positivamente o custo final para o consumidor.

Além disso, os fabricantes de ecrãs chineses estão a aumentar a sua produção e cobram menos pelos ecrãs dobráveis do que as empresas coreanas, como a Samsung Display e a LG Display.

Samsung Galaxy Z Flip 5

Samsung lidera, Huawei aposta forte no setor

A Samsung continua líder no mercado de dobráveis, apesar de ter visto a sua quota de mercado cair de 80% em 2022 para 70% em 2023. A Huawei, apesar das sanções dos EUA, aumentou a sua fatia do mercado para 12% no ano passado, superando rivais chinesas como a Xiaomi, OPPO, e Vivo.

Para este ano, a TrendForce espera que a Samsung se mantenha no topo com 60,4% do mercado de dobráveis e que a Huawei, que acaba de anunciar o seu modelo Pocket 2 com quatro câmaras, conquiste 19,8% do mercado graças à expansão agressiva dos seus aparelhos.

Rumores dão também conta que tanto a Huawei como a Samsung estão a desenvolver smartphones tri-fold (com três dobras), o que pode trazer um novo impulso a este mercado.