A gigante tecnológica Google efetuou recentemente mudanças às suas páginas de resultados na Europa, procurando desta forma seguir as novas regras estabelecidas pelo Digital Markets Act (DMA) da União Europeia.
Este conjunto de leis foi concebido para trazer uma maior concorrência ao mercado online, impedindo que empresas como o Google promovam injustamente os seus próprios serviços e produtos.
Contudo, parece que as mudanças da Google não estão a agradar a toda a gente. As empresas que competem diretamente com os serviços do Google estão a manifestar preocupações, afirmando que o objetivo da nova legislação não está a ser atingido.
Yelp diz que alterações fazem com que as pessoas fiquem presas ao Google
A Yelp, uma plataforma de críticas de empresas, foi uma das vozes mais críticas. A empresa realizou testes que revelam que as alterações ao Google Search estão, na verdade, a tornar mais difícil a descoberta de sites alternativos.
Pior ainda, os resultados sugerem que as pessoas têm agora uma maior tendência para continuarem a usar os serviços da Google.
A Yelp alega que a Google não está a agir de boa fé e sublinha que as empresas rivais não sentem que exista agora mais igualdade.
O DMA foi aprovado para ajudar empresas mais pequenas a ganharem visibilidade, mas no seu entender a Google está a contornar as regras com alterações mínimas.
Google defende que mudanças são positivas
Claro que a Google tem uma perspetiva diferente. A empresa diz que as mudanças dão, sim, mais visibilidade aos concorrentes e que as sugestões de sites de terceiros passaram a ser mais proeminentes.
A Google reconhece que o redesenho implica que por vezes os seus próprios serviços continuam a aparecer com destaque, mas defende que tal se deve ao facto de serem a opção mais relevante para muitas pesquisas.
Outras empresas também estão a queixar-se das mudanças
A Yelp não está sozinha nas preocupações. Várias outras empresas de serviços online, especialmente as dedicadas a compras e pesquisa de viagens, estão a ecoar críticas semelhantes.
Estas empresas dizem que as mudanças não estão a criar a concorrência saudável desejada, e que a Google continua a usar o seu domínio para promover os próprios produtos injustamente.
A União Europeia está atenta à situação. Representantes já anunciaram que vão monitorizar o impacto destas mudanças e que as empresas infratoras podem enfrentar multas avultadas.
A Yelp, em particular, já instou formalmente a UE a iniciar uma investigação à Google, acusando-a de não estar a agir em conformidade com as novas regras.
O que é o Digital Markets Act (DMA)?
O DMA é um dos atos legislativos mais importantes a emergir da União Europeia nos últimos anos.
Tem como objetivo prevenir práticas anti-concorrência por parte das grandes tecnológicas, criando condições para que empresas mais pequenas possam competir com estas gigantes.
Entre outras coisas, o DMA impede empresas como a Google de favorecerem os seus próprios serviços dentro das páginas de resultados de busca, e obriga-as a oferecer igualdade de tratamento a plataformas de terceiros.
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