O futuro dos smartphones dobráveis: entre saídas e inovações

O mercado de smartphones dobráveis tem estado em constante evolução desde a sua conceção.

Recentemente, surgiu um relatório que aponta para uma mudança significativa neste segmento.

De acordo com uma publicação sul-coreana, Oppo e Vivo podem estar a planear sair do mercado de smartphones dobráveis, enquanto a Huawei e a Samsung preparam-se para introduzir inovações, como dispositivos tri-dobráveis e com ecrãs enroláveis.

Oppo e Vivo reconsideram a sua estratégia

Desde o lançamento do seu primeiro smartphone dobrável em 2021 pela Oppo e em 2022 pela Vivo, ambas as marcas têm expandido a sua presença neste mercado.

No entanto, alega-se agora que estas empresas decidiram retirar-se, possivelmente devido a uma diminuição da sua quota de mercado neste segmento no último ano.

Esta decisão pode também influenciar a OnePlus, que até agora não lançou nenhum dispositivo dobrável.

Oppo

A aposta da Huawei e Samsung em novas formas

Enquanto isso, a Huawei está a trabalhar num dispositivo tri-dobrável em forma de Z, visando o mercado de PCs tablet, com o objetivo de oferecer um ecrã de até 10″ polegadas quando desdobrado.

A empresa aspira a vender mais de 130 milhões de unidades anualmente, o que representa um desafio direto aos líderes de mercado, nomeadamente ao iPad da Apple, que atualmente detém 40% da quota de mercado.

Por outro lado, a Samsung, líder no segmento de smartphones dobráveis com 66% da quota de mercado em 2023, está a desenvolver um telefone com ecrã enrolável e considera lançar um modelo tri-dobrável semelhante ao da Huawei.

A Apple, não ficando para trás, fala-se que está a desenvolver o seu primeiro smartphone dobrável horizontal, com produção esperada para 2026.

Impacto no mercado e expectativas futuras

Estas mudanças indicam uma transição significativa no mercado de dispositivos dobráveis.

A saída de Oppo e Vivo pode abrir espaço para outras marcas inovarem e ocuparem o espaço deixado vago.

Por outro lado, os avanços da Huawei e Samsung sugerem uma nova era de dispositivos dobráveis e enroláveis, com potencial para remodelar as expectativas dos consumidores e as tendências de design nos próximos anos.

Em conclusão, o mercado de smartphones dobráveis está a entrar numa fase de reconfiguração, com algumas marcas a reconsiderarem as suas estratégias, enquanto outras apostam em inovações tecnológicas para captar a atenção e a fidelidade dos consumidores.

Resta-nos aguardar para ver como estas mudanças afetarão a oferta de dispositivos móveis e a experiência dos utilizadores.