Samsung Galaxy Watch torna-se no primeiro smartwatch a detetar apneia do sono com aval médico

Boas notícias para os utilizadores do Samsung Galaxy Watch nos Estados Unidos: a FDA (Food and Drug Administration) aprovou a introdução de uma funcionalidade dedicada à deteção de apneia do sono.

Esta aprovação torna a Samsung pioneira no desenvolvimento de smartwatches com características deste nível para fins médicos. A Coreia do Sul já tinha dado “luz verde” à tecnologia em outubro de 2023.

Apneia do sono: quando dormir se torna perigoso

A apneia do sono é uma condição crónica que, literalmente, impede a respiração enquanto se dorme. Isto leva a uma má qualidade do sono e aumenta o risco de complicações sérias, como doenças cardíacas.

Apesar de muito comum, o diagnóstico adequado continua a ser uma luta para muitos doentes.

Samsung Galaxy Watch Apneia

Como é que o Galaxy Watch vai detetar a apneia?

Os detalhes científicos mantêm-se em segredo, mas o smartwatch tem os sensores necessários para detetar mudanças essenciais: pode calcular variações nos níveis de oxigénio do sangue e ritmo cardíaco — fatores-chave para identificar a apneia.

Será necessário monitorizar o sono, usando o Galaxy Watch, durante uma janela temporal de dez noites (com um mínimo de duas noites de registo bem-sucedido).

Os resultados ficarão disponíveis através da aplicação Samsung Health Monitor. É importante sublinhar que a tecnologia não dispensa diagnósticos formais por profissionais de saúde e só está disponível para adultos com mais de 22 anos sem um diagnóstico prévio de apneia.

Um passo além no panorama médico, uma potencial arma contra doenças

Embora o conceito ainda precise de ganhar maturidade, a deteção de apneia coloca o Galaxy Watch na linha da frente dos dispositivos focados na saúde.

Apesar de não eliminar a necessidade de consultar um médico, o simples alerta precoce poderá trazer enormes melhorias na qualidade de vida de muitos doentes e até revelar-se crítico na deteção e combate a patologias associadas.

A Apple também está a desenvolver mecanismos semelhantes, mas obstáculos no funcionamento do seu sensor SpO2 têm levantado barreiras ao progresso. Ainda assim, é provável que esta tecnologia se democratize num futuro próximo.

Fica atento às próximas atualizações do teu Samsung Galaxy Watch — é possível que recebas, muito em breve, uma funcionalidade que poderáser revolucionária.