Snapchat pode ser multado em 184 milhões de dólares por falhas com utilizadores menores

No mundo das redes sociais, o Snapchat está a enfrentar desafios jurídicos devido a preocupações com utilizadores menores de idade. A empresa responsável pelo Snapchat, a Snap Inc, corre o risco de ser alvo de uma investigação formal. Se for considerada culpada, poderá enfrentar uma multa avultada.

Menores nas redes sociais: um problema real

De acordo com informações recentes divulgadas pelo regulador de comunicações do Reino Unido, Ofcom, foi constatado que o Snapchat é a aplicação mais popular entre os utilizadores menores no país. Os dados indicam que cerca de 60% das crianças entre os 8 e 11 anos têm pelo menos uma conta em redes sociais, muitas vezes com datas de nascimento falsas.

As leis de proteção de dados do Reino Unido estipulam que, para processar os dados de crianças com menos de 13 anos, as empresas de redes sociais precisam de obter o consentimento dos pais.

Snapchat Multa

Reação e consequências possíveis

Até ao momento, o Snapchat não se pronunciou oficialmente sobre medidas para reduzir o número de utilizadores menores na sua plataforma. Contudo, um representante da Snap mencionou que a empresa está comprometida em garantir que as plataformas digitais sejam adequadas para todas as faixas etárias e que respeitem o Código das Crianças.

Antes de dar início a uma investigação formal, o ICO (Information Commissioner’s Office) irá recolher mais informações e pode solicitar à empresa que colabore no processo. Informações anteriores da Reuters revelaram que, no ano passado, o Snapchat removeu apenas algumas dezenas de contas de utilizadores com menos de 13 anos no Reino Unido, apesar de a Ofcom estimar que existam milhares de utilizadores menores na plataforma.

Caso a investigação prossiga e a Snap Inc seja considerada culpada, a multa pode chegar a 4% do volume de negócios anual global da empresa. Tendo por base os resultados financeiros recentes da Snap Inc, a Reuters estima que a multa possa ascender a 184 milhões de dólares.

Para concluir, é relevante mencionar que a NSPCC (National Society for the Prevention of Cruelty to Young Children) divulgou que o Snapchat foi responsável por 43% dos casos em que as redes sociais foram usadas para distribuir imagens indecentes de crianças. A segurança online dos jovens é uma prioridade e as empresas têm a responsabilidade de criar ambientes seguros para todos os seus utilizadores.