Tesla Autopilot v12: a inteligência artificial assume o volante

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Após meses de espera e várias fases de teste, a polémica atualização v12 do sistema Autopilot (“Full Self-Driving Beta” na América do Norte) está finalmente a chegar aos condutores Tesla.

Esta atualização marca uma mudança de paradigma: sai a programação tradicional, entra a inteligência artificial para controlar o comportamento do veículo.

Ao que tudo indica, os primeiros relatos são promissores, mas será que estamos perante uma verdadeira revolução na condução autónoma? A resposta ainda é incerta.

Tesla Yoke

Condução neural? Explica lá isso…

Simplificando muito: ao longo dos anos, os engenheiros da Tesla programaram diretamente as respostas do sistema a diferentes cenários de estrada.

O problema — os nossos hábitos de condução são demasiado complexos para serem cobertos em cada linha de código!

É aqui que entra a promessa das redes neurais. O sistema, alimentado por gigantescos volumes de dados reais de condução, aprende por si próprio a reagir a diferentes situações.

Na teoria, isso significa reações mais naturais e decisões de condução mais similares às de um condutor experiente.

Entusiasmo e cautela em partes iguais

As opiniões dividem-se. Elon Musk, sempre confiante, não hesita em chamar a atualização de “alucinante”. Alguns condutores reportam melhorias significativas face à versão anterior.

No entanto, há também testemunhos de erros básicos na seleção de faixas de rodagem, reforçando que o sistema ainda está numa fase de testes.

O melhor é manter as expectativas no chão. Lembra-te que o Autopilot não dispensa a tua atenção. Por muito avançado que seja, estamos a falar de um sistema de assistência de condução e não de verdadeira autonomia.

Aliás, é provável que a Tesla tenha ainda um longo caminho a percorrer para alcançar as suas metas mais ambiciosas.

Resumo:

  • Uma atualização promissora: A versão 12 (v12) do Full Self-Driving Beta introduz uma reformulação técnica importante com o uso de "redes neurais de ponta-a-ponta". Elon Musk apelida a atualização de "alucinante".
  • Mudança estrutural: Esta atualização assinala uma aposta em inteligência artificial, deixando para trás os sistemas tradicionais programados por humanos para controlar as funções do veículo.
  • Atrasos e lançamento faseado: Já prometida no ano passado, a v12 sofreu diversos atrasos. Inicialmente lançada para poucos condutores, só agora parece estar disponível para mais utilizadores.
  • Nível de autonomia limitado: É imperativo reforçar junto dos condutores que o Full Self-Driving Beta, mesmo nesta nova versão, é um sistema de assistência de nível 2. Isto significa que o condutor deve permanecer atento e pronto para assumir o controlo a qualquer momento.
  • Ceticismo do autor: O autor do artigo, Fred Lambert, expressa desconfiança relativamente às capacidades finais do sistema. Sem dados concretos da Tesla, o progresso baseia-se em relatos individuais, e Lambert questiona se a Tesla conseguirá cumprir a promessa de um sistema nível 4 ou 5.