Tesla e Mercedes-Benz compensam fim de subsídios para veículos elétricos

A recente decisão do governo alemão de terminar abruptamente o seu programa de subsídios para veículos elétricos (VEs) surpreendeu o mercado automobilístico, particularmente em um dos seus maiores mercados europeus.

Contudo, Tesla e Mercedes-Benz não perderam tempo e anunciaram que compensarão a perda, cobrindo integralmente o valor do subsídio para compradores alemães.

Tesla Mercedes Benz

Esta medida surge num contexto onde outras fabricantes de automóveis também aderiram a estratégias semelhantes.

O impacto do corte de subsídios e a resposta da Tesla e Mercedes-Benz

O “bónus ambiental” alemão, que oferecia até 6,750 € de subsídio para a compra de um VE, foi interrompido devido a cortes orçamentais.

Perante esta mudança, a Tesla anunciou que assumiria o custo total do subsídio em novos pedidos dos modelos 3/Y realizados a partir de 18 de dezembro e entregues até 31 de dezembro.

Esta ação tem como objetivo ajudar a Tesla a alcançar a meta de vendas de 1,8 milhões de veículos em 2023.

Por sua vez, a Mercedes-Benz emitiu um comunicado informando que seguiria a mesma abordagem da Tesla, subsidiando pedidos até 31 de dezembro.

Para pedidos realizados a partir de 1 de janeiro, a empresa comprometeu-se a pagar a parcela do fabricante baseada no valor originalmente planeado para o subsídio de 2024.

Volkswagen Stellantis

Volkswagen e Stellantis também entram em ação

Não só a Tesla e a Mercedes-Benz, mas também a Volkswagen anunciou compensações para os subsídios em pedidos do seu gama ID. elétrica feitos antes de 15 de dezembro.

A Stellantis também afirmou que financiaria o subsídio integral até ao final do ano.

Tesla enfrenta desafios adicionais em França

Além dos desafios na Alemanha, a Tesla também está a lidar com mudanças na França, onde o Model 3 foi excluído do programa de subsídios do país.

A partir de 15 de dezembro, a França limitou os subsídios para VEs até 7,000 €, excluindo veículos fabricados fora da Europa, como os Model 3 chineses da Tesla. No entanto, o Model Y da Tesla, montado na Alemanha, continua elegível.

Este movimento por parte de fabricantes de automóveis como a Tesla e a Mercedes-Benz reflete não só uma rápida adaptação a mudanças políticas, mas também um compromisso contínuo com a expansão do mercado de VEs.