Nos últimos meses, a Google tem vindo a dar uma lufada de ar fresco a muitas das suas aplicações, implementando a sua nova linguagem de design, a Material 3 Expressive. Depois do Telefone, Gmail e Calendário, chegou a vez de uma das ferramentas mais simples, mas essenciais, do nosso telemóvel: a Calculadora. E a mudança é muito mais do que uma simples camada de tinta.
Com a chegada da versão 9.0, a Calculadora da Google não só adota novas cores mais vibrantes, como também recebe uma série de melhorias funcionais que a tornam mais fácil de usar e visualmente mais coesa. Se és daquelas pessoas que repara nos pequenos detalhes, vais gostar do que a Google preparou.

Botões maiores e uma organização mais inteligente
A primeira alteração que salta à vista é o tamanho e a disposição dos botões. Os botões numéricos estão agora maiores e mais próximos das margens do ecrã, o que facilita o seu alcance e reduz a probabilidade de tocares no número errado, especialmente se tiveres os dedos maiores.
Mas a mudança mais inteligente está na organização da calculadora científica. Anteriormente, a fila superior de botões (com funções como a raiz quadrada, pi ou o fatorial) estava sempre visível, mesmo no modo simples. Agora, esta fila foi integrada no painel expandido de funções científicas. O resultado é uma interface mais limpa e minimalista no modo básico, que revela toda a sua potência com um simples toque no botão das setas.
Um design mais coeso e legível
A atenção ao detalhe continua no modo de calculadora científica. Antes, os controlos e as funções eram representados apenas por ícones num espaço sem margens, o que podia dar uma sensação de desorganização. Com o novo design, cada função está agora contida dentro do seu próprio botão, criando uma grelha visualmente mais apelativa e coesa.
Outra pequena, mas bem-vinda, melhoria está no menu de opções (os três pontinhos). Tal como noutras aplicações que receberam o tratamento Material 3 Expressive, cada opção de texto vem agora acompanhada de um ícone, o que torna a identificação de cada funcionalidade mais rápida e intuitiva.
Um toque de nostalgia na tipografia
A última novidade está nos números que escreves. A Google introduziu uma nova fonte, mais condensada e estreita. Enquanto a fonte anterior era muito semelhante à tipografia padrão da Google (a Google Sans), esta nova variante tem um ar mais “digital”, que te pode fazer lembrar das fontes clássicas que encontras nas calculadoras físicas. É um toque de nostalgia que, curiosamente, resulta muito bem no ecrã.
Embora a Calculadora da Google não venha instalada por defeito em todos os smartphones Android, podes descarregá-la gratuitamente na Play Store. Se a nova versão 9.0 ainda não apareceu para ti, podes sempre procurar o ficheiro de instalação em sites como o APKMirror para experimentares já estas novidades.























Deixa um comentário