“Circle to Search” pode não chegar a outros dispositivos Android

No mês passado, durante o evento Galaxy Unpacked, a Samsung apresentou a funcionalidade “Circle to Search with Google”, uma nova ferramenta desenhada para facilitar a vida dos utilizadores Android, permitindo-lhes pesquisar informações diretamente de qualquer aplicação de forma conveniente.

Contudo, uma press release recente sugere que esta novidade poderá estar limitada a apenas alguns dispositivos selecionados durante grande parte de 2024.

Exclusividade temporária para Pixel e Galaxy

Por agora, o “Circle to Search” encontra-se disponível exclusivamente nos dispositivos Google Pixel 8 Pro e Samsung Galaxy S24 Ultra, ambos os atuais carros-chefe das respetivas marcas.

Apesar da Google não ter anunciado oficialmente uma data de lançamento para a expansão desta funcionalidade, informações obtidas pela 9to5Google no site da Samsung Netherlands indicam que a possibilidade de alargar o “Circle to Search” a outros dispositivos ou modelos Android não acontecerá até 5 de outubro de 2024.

Samsung Circle To Search

Futuro incerto para dispositivos futuros e atuais

Esta notícia levanta questões sobre a disponibilidade do “Circle to Search” não só em dispositivos mais antigos, mas também em lançamentos futuros, como a série Pixel 9 da Google e o Samsung Z Fold 6.

A data mencionada coincide aproximadamente com o período em que ocorre habitualmente o evento “Made by Google”, sugerindo que, se confirmada, poderá excluir o próximo dobrável da Samsung.

Por outro lado, a menção específica a “dispositivos Android de outras marcas” parece indicar que este prazo afetará apenas dispositivos que não sejam da Google ou da Samsung, talvez alinhando-se com o lançamento do Android 15.

A decisão de excluir outros dispositivos até outubro parece ser uma estratégia para dar uma vantagem de exclusividade aos próximos lançamentos de produtos da Google e da Samsung, como o falado Pixel 8a e o Z Fold 6.

Alternativas disponíveis

É importante referir que funcionalidades semelhantes já estão acessíveis através do Google Lens em todos os dispositivos Android.

O “Circle to Search”, apesar de oferecer uma forma mais rápida e eficiente de pesquisar conteúdos na tela em comparação com o Google Lens, apresenta a desvantagem de estar atualmente limitado em termos de disponibilidade.

Esta situação sublinha a contínua evolução da tecnologia e das estratégias das empresas para manterem os seus dispositivos na vanguarda da inovação e conveniência.

Os utilizadores ansiosos pela chegada desta funcionalidade terão, pelo visto, de esperar até outubro para ver se o “Circle to Search” se tornará uma característica comum numa gama mais ampla de dispositivos Android.