Veículos elétricos superam os a gasolina no inverno: entende o porquê!

Os veículos elétricos (VEs) estão a ganhar cada vez mais popularidade, e um dos seus pontos fortes é o desempenho superior em climas frios comparado aos carros com motores de combustão interna (ICE).

Ao contrário do que muitos pensam, não são apenas os VEs que perdem autonomia no inverno. Todos os carros enfrentam este desafio devido ao ar mais denso e à necessidade de aquecer líquidos viscosos como óleo e combustível.

Contudo, os VEs possuem vantagens significativas em termos de conforto, controlo e durabilidade durante o inverno.

Veículos Elétricos Vs Gasolina Inverno

As vantagens dos veículos elétricos no frio

Aquecimento eficiente do habitáculo

Uma grande vantagem dos VEs é o seu sistema de aquecimento eficiente. Com menores aberturas de grelha e um design mais plano, os VEs oferecem menor resistência ao ar.

Além disso, eles não precisam de líquidos viscosos para motores ou transmissões, facilitando o aquecimento.

Os VEs utilizam elementos de aquecimento elétrico que começam a funcionar assim que o carro é ligado, proporcionando um aquecimento rápido do assento ou do habitáculo.

Aproveitamento do calor residual

Os engenheiros trabalham continuamente em formas de utilizar qualquer calor residual para aquecer o habitáculo e limitar o uso da bateria.

Por exemplo, o Cadillac Lyriq possui um sistema chamado Ultium, que recupera energia e utiliza uma bomba de calor e um sistema de arrefecimento para transferir o calor excedente para onde é necessário.

Pré-aquecimento conveniente

Outro ponto a destacar é a possibilidade de pré-aquecer o VE antes mesmo de entrar nele.

Se o carro estiver a carregar em casa, é possível programar o aquecimento do habitáculo para um horário específico, garantindo conforto sem preocupações com emissões de escape, já que os VEs não têm tubos de escape.

Autonomia e conforto no inverno

Mesmo com a redução da autonomia no frio, os VEs modernos oferecem uma autonomia significativa.

Por exemplo, o Cadillac Lyriq tem uma autonomia de 307 – 314 milhas (494 – 505 km) segundo a EPA.

Mesmo em condições extremamente frias, a autonomia restante é mais do que suficiente para a maioria das necessidades diárias.

Os veículos elétricos provam ser uma opção robusta e confortável para o inverno, superando os seus equivalentes a gasolina em vários aspetos. Conforto imediato, eficiência no aquecimento e uma autonomia confiável mesmo em temperaturas abaixo de zero destacam os VEs como a escolha ideal para o inverno.