YouTube quer combater bloqueadores de anúncios com uma contagem decrescente

O YouTube decidiu adotar uma abordagem mais rígida no que diz respeito ao uso de bloqueadores de anúncios na sua plataforma. De acordo com as informações recentes, a empresa está a testar uma funcionalidade que irá dificultar a vida a quem utiliza estas ferramentas. Mas como? Tu estás prestes a descobrir.

A arma do YouTube: um relógio a contar o tempo

A estratégia em teste pelo YouTube passa por apresentar uma janela pop-up sempre que deteta um bloqueador de anúncios ativo. Esta janela tem um contador de 30 a 60 segundos e, enquanto estiver visível, bloqueia a reprodução do vídeo. O aviso é claro: ou desativas o bloqueador, ou te tornas membro Premium para poderes prosseguir.

Este contador serve como uma espécie de “ultimato”, indicando o tempo que resta até que o próximo anúncio seja reproduzido. Afinal, as receitas provenientes dos anúncios são vitais para manter a plataforma gratuita.

As opções diante dos utilizadores

Então, quais são as tuas opções caso te depares com este pop-up? Basicamente, duas:

  1. Permitir anúncios no YouTube: Desativando o bloqueador, permites que os anúncios sejam reproduzidos e podes continuar a ver o teu vídeo.
  2. Experimentar o YouTube Premium: Ao aderir a esta versão, desfrutas de uma experiência sem anúncios e outros benefícios adicionais.

Apesar desta funcionalidade ainda estar em fase de testes e aplicada a grupos reduzido de utilizadores, não se trata de algo totalmente novo. Desde junho que alguns utilizadores têm relatado mensagens de aviso semelhantes. Para aqueles determinados em assistir vídeos no YouTube sem anúncios e sem serem membros Premium, as alternativas são escassas, e é importante notar que o YouTube também está a combater soluções como extensões para descarregar vídeos.

Portanto, da próxima vez que estiveres no YouTube, presta atenção a estas novas medidas. Afinal, é possível que tenhas de tomar uma decisão sobre como desejas consumir conteúdo na plataforma.