Revolução na Segurança Bancária: Portugal Inova com Novas Ferramentas Contra Fraudes

Lê o resumo

Lê o artigo completo

A partir de hoje, já podes confirmar a identidade do beneficiário antes de concluir qualquer transferência ou débito direto.

Esta funcionalidade, disponibilizada gratuitamente pelos bancos e prestadores de serviços de pagamento, é uma poderosa arma contra fraudes e erros que podem custar-te dinheiro e dores de cabeça.

SPIN: A Revolução na Palma da Tua Mão

Mas as novidades não param por aí! No dia 24 de junho, o Banco de Portugal lançará o SPIN, um serviço que vai simplificar a tua vida na hora de fazer transferências.

Com ele, poderás iniciar uma transferência usando apenas o número de telemóvel ou a identificação da pessoa, ou empresa que vai receber o dinheiro. Esquece o IBAN e transfere dinheiro de forma rápida e fácil!

Spin Segurança Bancária Portugal

Mais Segurança, Menos Preocupações

Estas novas funcionalidades estarão disponíveis tanto no teu computador ou smartphone, através do homebanking, como no balcão do teu banco.

A ideia é que, independentemente de como preferes gerir as tuas finanças, tenhas sempre acesso a estas ferramentas de segurança.

Um Futuro Mais Seguro para as Tuas Finanças

Com estas medidas, o Banco de Portugal reforça o seu compromisso em proteger os consumidores e garantir a segurança do sistema financeiro. A confirmação de beneficiário e o SPIN são apenas o começo de uma nova era na segurança bancária em Portugal.

Em comunicado, o Banco de Portugal afirma que o objetivo destas medidas é “prevenir transferências e cobranças indevidamente endereçadas, fraudes e burlas”.

E tu, o que achas destas novidades? Vais sentir-te mais seguro ao fazer as tuas operações bancárias?

Pontos principais:

  • Confirmação de beneficiário/devedor: permite verificar a identidade da pessoa que receberá ou enviará o dinheiro antes de finalizar a transação.
  • SPIN: novo serviço que facilita o início de transferências usando o número de telefone ou identificação em vez do IBAN.
  • Disponibilidade: as novas funcionalidades estarão disponíveis tanto em canais remotos (homebanking) quanto presenciais (balcões).
  • Gratuidade: a confirmação de beneficiário singular será gratuita para os usuários.
  • Objetivo: prevenir fraudes, erros e burlas nas operações bancárias.
Vitor Urbano
Amante de tecnologia, desporto, música e muito mais coisas que não cabem em 24 horas. Fundador do AndroidBlog em 2011 e autor no Techenet desde 2012.